Páginas

sábado, 13 de novembro de 2010

A Padronização dos Jogos Eletrônicos

Há um tempo, a evolução da tecnologia tem aumentado, não sendo diferente no parâmetro dos games eletrônicos. O único problema é que, correndo atrás do ultra-realismo, os jogos estão cada vez mais sem graças e clichês, sem algo que chame atenção por ser original.
Os jogos eletrônicos já existem há muito tempo. Vivenciei parte desta história, pesquisei e joguei a outra parte (não sou tão velho). Joguei desde o Atari ao Play Station 3 e pesquisei muito para criar este post. Tinha que ter a certeza de que minha opinião estava certa e de que não iria falar merda e ser um troll babaca.
Chamo os jogos eletrônicos de hoje de padrões porque são cópias de cópias, são obsoletos, são jogos que se zera em uma semana e se esquece em duas. Acho que em todas as épocas dos jogos eletrônicos e em todos os consoles, existiram jogos que se sobressaíram e mostraram que sempre podemos criar um jogo com uma mecânica original e convidativa. Exemplos de jogos que mudaram as gerações são Pacman, Mario, The King of Fighters, Enduro, God of War, Legendo f Zelda... e por aí tem vários...
O problema é que não encontro, após a era “Ps2”, nenhum jogo que se sobressai sem ser uma cópia de uma mecânica já existente ou uma cópia de roteiro de outro jogo já produzido. Os jogos agora parecem que são padrões. Tem que ser centrado em um personagem que começa fodido, depois se torna fodão, sai matando geral e “zera” seu objetivo. Quando não é isso, fazem fama as continuações de jogos já existentes.
A moda agora é criar jogos com gráficos melhores. Só isso. Nào se pensa mais em criar um novo tipo de game, totalmente desacreditado, que mude a história dos games... Não, agora a moda é criar um jogo que faça fama por dois meses e dê um bom lucro. Os jogos estão se tornando produtos de empresas.
Acho que tudo na nossa vida não pode virar obsoleto. Com os jogos eletrônicos acho que não é diferente. Devemos levar o pensamento de “Vamos mudar essa porra” a sério!




Ass.: @lgr2k9



24 comentários:

  1. bom também acho que jogos estão muito padrões outro jogo que mudou minha infancia foi final fantasy 7 pelo fato de ter sio um jogo para salvar a empresa squaresoft ou a nova sqaurenix, com certeza se n fosse o final fantasy 7, talvez os novos final fantasy n teriam surgido.
    adorei o seu post

    ResponderExcluir
  2. A tecnologia hoje é sinônimo de alienação!
    Sem mais...

    Gostei do blog, só tome cuidado com a quantidade de gerúndios.

    Bjok's

    ResponderExcluir
  3. vocee tem razao em partes.. um jogoo precisa 1º - acho eu - de um bom grafico, por que se non.. vamos ficar na eraa do saturn ou do supernitendoo sei la o que mais..
    e dai .. so a paartir daii precisamos ver a jogabilidade o enrredo. etc .. x))

    ResponderExcluir
  4. Concordo,hoje em dia os games estão muito padronizados e também vc zera e nem joga mais,enjoa muito rápido,para mim os games não precisam ter necessariamentos gráficos de última geração se não tiver conteúdo.

    Os Games 2D tem um tempero especial,as empresas talvez se ligaram nisso e voltaram a criar games em 2D(Mario,Donkey Kong, entre outros)

    É por esses motivos e outros que ainda jogo games do SNES e N64,não enjoa nunca,sempre estou querendo descobrir todas as áreas do games,pegar os extras e bônus,explotar tudo,deixar o game 100%.

    Saudades da época em que ficava horas e horas para descobrir a segunda saída no Super Mario World.

    ResponderExcluir
  5. a brother infelizmente você tem razão agora achar q vai mudar essa industria de dinheiro que são os jogos hj esta enganado cada vez mais sua interarividade vai aumentar agora só falta enfiar um pino na cabeça e vc é o personagem como em Matrix.

    ResponderExcluir
  6. Os jogos sempre foram produtos de empresas. Sempre visaram o lucro e sempre o farão. Pense como um empresário da Sega, Atari, Bioware, etc... Se eu posso criar um jogo que vende milhões e em 2 semanas meus consumidores vão comprar outro, por que investir em um jogo que leva 2 meses pra zerar e os jogadores farão 2-3 playthroughs? (jogar de novo de outra forma). Os jogos não tem enredo e são rápidos porque não há necessidade de se fazer diferente.
    Quer uma solução? Não compre jogos. O mundo hoje é diferente, se a empresa não faz um jogo que te satisfaça, baixe e jogue de graça. E ainda mande um email debochado. Na minha opinião, é a única forma eficaz de protesto; ou o cara faz um jogo que te agrade, ou você joga esse meia-boca e não paga. Se todos fazem assim, as empresas vão ter que se adaptar e começar a rever suas prioridades.

    ResponderExcluir
  7. sempre foi assim cara, só que essas ultimas gerações estão fudendo a porra toda, muitos jogos genéricos.Sempre existem jogos que mudam o patamar do mercado, aperfeiçoam muitas coisas, gears of war, modern warfare, fifa 2010, f1 2010, pega esses jogos e veja o salto que eles deram em relação a muita coisa.
    Mas concordo no ponto geral, o mercado tá genérico.

    ResponderExcluir
  8. existe pouco para criar, e muito para melhorar. exemplo disto que nao estao criando novos generos de jogos, mais novas formas de controle.

    ResponderExcluir
  9. Só de jogos de tiro em primeira pessoa existem dezenas de títulos, um igualzinho ao outro - diferenciando apenas a plateforma e os gráficos.
    Pra mim, Resident Evil 4 é o jogo mais original que existe na Terra!!!

    ResponderExcluir
  10. É verdade, hoje em dia a preocupação é com os gráficos dos games, e não com inovação. Mas ainda assim meu amigo, acho que não devemos perder as esperanças, porque como todos aqui devem se lembrar bem, Assassin´s Creed por exemplo, é um marco na história dos games. Mas por mais que eu seja otimista e um cara positivo, acredito do fundo do coração que nunca mais teremos nenhum game tão envolvente e marcante quanto os do absoluto SNES: "Super Mário World", "Sunset Riders", "Mário Kart", todos os "Donkey Kongs", "Super Bomberman 4, 5", "Legend of Zelda" e por aí vai...

    ResponderExcluir
  11. Estamos num momento de transição.
    Quando chegarmos no limiar gráfico, isso vai deixar de ser atraente, e então, as produtoras terão de se voltar aos games mais cabeça.

    Aguarde a próxima geração, coisas boas virão.

    ResponderExcluir
  12. você disse tudo o que eu venho pensando desta geração atual do Xbox 360 e Playstation3.

    Acho que o último jogo que realmente mostrou algo de novo foi o GTA 3, e isso já faz 10 anos!

    ResponderExcluir
  13. acho que voce esta enganado.... A unica coisa que aconteceu é que popularizou, e tudo que populariza perde aquele glamour... Antes eram poucos video games, tempos dificeis de se comprar aparelhos eletronicos. Hoje todo mundo tem, vc nao fica naquela fissura de um jogo q viu na casa do amigo mas nao pode comprar. Acho q há sim novidades na jogabilidade, nao so nos jogos, mas no hardware em si... Guitar hero, kinetics e wii tao ai pra provar...

    ResponderExcluir
  14. po velho, discordo... novas idéias surgem sempre, e são muito boas, inovadoras mesmo.
    Heavy Rain por exemplo.Ou ainda o novo estilo na serie 'Arkham' do Batman.
    A indústria dos games tá muito maior, surgem toneladas de novos títulos a cada mês, o problema é que o que fica pop são as continuações ou clichês!

    ResponderExcluir
  15. vc não jogou portal né?

    ResponderExcluir
  16. Você esta Errado. Olha o Wii e o Kinect e fala que o videogame é o mesmo do passado..

    Se for ver assim entao até no passado os jogos eram todos copias do Mario ou Doom.

    Sempre ta aparecendo coisas novas.. E com o sucesso desses games, aparecem dezenas copiando a jogabilidade, o que é normal, desde o atari era assim. Se ta achando que ta tudo igual, sai do PS3 e vai jogar Wii (Super Mario Galaxy, Kirby Epic Yarn, ou qualquer jogo do Wii mesmo, até FPS), ou um Gears of War ou Bioshock de Xbox360 e confirme que seu ponto de vista esta errado.

    ResponderExcluir
  17. Fable é um dos mais originais q ja joguei, pós ps2

    ResponderExcluir
  18. Sinto, mas você está equivocado.
    Já que você mencinou que "conhece" o PS3, dê uma olhada no jogo Bayonetta, um dos primeiros a serem lançados. Ele tem elementos de gráfico,de jogabilidade e de narrativa suficientes para contradizer metade do que você disse e prender o jogador por mais ou menos 60 horas de jogo. Bayonetta contraargumenta, principalmente, a reclamação: "Tem que ser centrado em um personagem que começa fodido, depois se torna fodão, sai matando geral e “zera” seu objetivo." [sic].
    O problema talvez seja que vocÊ esteja muito centrado na questão gráfica. Esqueça um pouco isso. Hoje o Wii lança jogos de excelente narrativa e quase zero de apelo gráfico. Exemplo: Farewell to the ruins of moon.
    Se você for falar de padronização para jogos, fale sobre padronização de jogos online, que tem ali no facebook. Esses, talvez, caibam no seu critério.

    ResponderExcluir
  19. "Os jogos estão se tornando produtos de empresas."
    Se esta frase estivesse no início do post, eu não leria, mas como estava bem no finzinho, parei nela.

    ResponderExcluir
  20. ** Admin **
    ** Respondendo a todos os comments **

    Tem gente que concordou comigo (a maioria) e gente que achou que falei merda...
    Não reparem quando uso frases equivocadas. Elas apenas estão aí para induzerem você a lerem até o final.
    Sei que tem muitos jogos bons, mas a maioria acho que é uma merda. Essa é minha opinião e é ela que eu expus.
    Se não concordarem, tudo bem! Pelo menos analisem mais o post pela qualidade textual...
    Muito obrigado www.ocioso.com.br!

    ** Resposta dada**

    ResponderExcluir
  21. eu concordo contigo cara!
    os unicos jogos de xbox q eu realmente curti, foram assassins creed 2, dead rising e red dead redemption
    os outros são mto enjoativos, vc fica repetindo os msms passos e tals
    assassins creed 1 então
    são as msm coisas, só muda os locais
    não axo graficos assim tão importantes

    ResponderExcluir
  22. Eu discordo, acompanhei todas as gerações de consoles, desde o atari e hoje tenho Xbox 360 e o PS3 e posso afirmar que nunca foi tão divertido jogar essas mega-produções de hoje, mas não se esquecendo que jogos em 2D inteligentes ainda estão no mercado e surpreendendo muito, como ex. posso citar o maravilhoso Braid, que pode ser encontrado na xbox live! Diversão garantida! E pra quem gosta de rock, nada como jogar rock band e guitar hero! É apenas minha opinião... abraços!

    ResponderExcluir
  23. MEU CARO, VC TEM ABSOLUTA RAZÃO EM 80% meu caro. Como um amigo ai disse. Tem alguns jogos que sobressaem as expectativas. um exemplo é o próprio Heavy Rain, que inovou a interação nos games. Entre outros que mesmo usando uma base parecida, se sobressaem pela essencia ou pela mistura de generos. Bioshock, Oblivion, Fallout são uma dessas.

    ResponderExcluir