Páginas

quarta-feira, 2 de março de 2011

Apatia

Significado da palavra Apatia: "Indiferença total em relação às coisas"
Minha definição: "Falta de atitude contra o que está de errado"



"No mundo dos sonhos, nós somos a realidade" - Autor Desconhecido


Como todos sabemos, vivemos em sociedade. um modo forçoso e necessário de subsistência, do qual é impossível termos distanciamento. Nesta sociedade, nós - propriamente caracterizado o sentido do "nós" como seres humanos - interferimos no seu andamento e na sua qualidade.
O problema desta sociedade é que, a partir de uma rápida e vasta evolução, decorrida há um tempo em que sua medição vai a menos de um século, ocorreu um relaxamento e uma falta de imposição de crítica. Nos últimos anos, percebemos que o conceito de liberdade foi desvirtuado e transformado em um conceito chulo, onde "qualquer merda serve" e onde não podemos criticar ou impor nossas opiniões sobre certas coisas, sem esbarrar em leis e "ditadurices".
Então, com esta vasta falta de atitude, o mundo caminha para sua auto-desolação, transbordando de fé em conceitos errados e centrando sua filosofia na apatia.
Coloquei no início do texto a tal frase de autor desconhecido, porque quando li, foi ela que me inspirou a criar este post. A frase foi lida por mim quando, no ônibus, eu observava o exterior, pois, quando o ônibus parou em frente a um prédio, totalmente pichado, vi, pichada, esta frase.
Decorrendo a fonte desta frase (o pichador), podemos perceber que, atualmente, as únicas pessoas e grupos que lutam contra este sistema elitista e liberalista "descrítico" são os "marginais", as pessoas vista de forma má pela sociedade.
Então, com todos estes fatos, percebo também que a sociedade está tão deplorada e mergulhada em sua apatia, que, aqueles que lutarem contra este sistema, não poderão esperar nada de bom em troca, e, por outro lado, terão que esperar o descontentamento e a punição como resultado.
Sei que muitos não gostam de ler sobre apatia, pois, além de não gostarem de encarar a sociedade como ela é, não gostam de auto-críticas e de mudanças. Entendo a posição destes, pois sei que eles não são mais do que vítimas da sociedade atual. Vítimas de uma sociedade que cria aparentes soluções para problemas, criando outros menores problemas e não, consertando todos.
Para terminar, apenas quero dizer para você, leitor querido, que quando deixamos de viver em um sistema e conhecemos seus dominadores, ganhamos o maior prêmio, a verdadeira liberdade! Se for crime pensar e criticar, podem me prender!


Ass.: @lgr2k9

2 comentários:

  1. vai prender nós dois! Muito bom o texto.(pelo menos no meu ponto de vista) senti vergonha de mim por saber o que tá errado e entrar no "conformismo", por achar que não iria fazer muita diferença.

    ResponderExcluir
  2. Ver pessoas não insistirem em mudar, em avançar me deixa irritado. Eu não sou a pessoa ideal para criticar, afinal, eu era apatico até o primeiro ano. E eu só percebi que eu era apatico quando ia acontecer uma coisa e eu pensei "não, eu não quero que essa merda foda com a minha vida". Em parte eu tenho que agradecer ao Lucas, por ter me criticado e me feito pensar mais. Continuando, apatia esta presente em toda a sociedade, sabe aquele cara do seu trabalho ou escola que só concorda com o que os outros falam? ele é apatico. É mais facil o mundo sustentar a apatia do que sustentar o questionamento, afinal, na apatia 'verdades criadas não precisam/podem ser modeladas'. Ultimamente o mundo tem sido criado por verdades definidas por pessoas que não conhecemos, mas mesmo assim a maioria insiste em aceita-las sem questionar. Apatia gera conformismo, ou vice-versa. Eu perdi a linha de raciocinio, to escrevendo no bloco de notas pra copiar pro coment. A ta, lembrei(13 minutos depois). se adaptar a uma realidade nunca será como fazer a realidade se adaptar a você. Seguir uma vida moldada nas suas proprias opniões sempre será melhor que viver uma vida moldada por outros. Então, você apatico que esta lendo esse post: participe mais do mundo onde você vive, dê sua opnião para que as coisas a sua volta sejam como você quer e viva a vida com vigor.
    Otimo post Lucas, abraço.

    ResponderExcluir