Páginas

terça-feira, 3 de maio de 2011

Bondade e Esperança

Vivemos em sociedade. Uma sociedade, cada vez mais, afligida por um vírus de nome “falta de amor” que tem desencadeado uma série de problemas e um caos iminente. Nesta sociedade, a taxa de pessoas que têm depressão ou que já pensaram em se suicidar ultrapassa a metade e se torna a nova “moda”. Estar mal consigo mesmo se torna a nova “onda” do momento. Vivemos em uma sociedade onde tantos padrões de classificação e esteriótipos são postos que a grande maioria desta sociedade sofre por falta de algum fator determinante para sucesso ou agradabilidade. Neste meio em que vivemos, as últimas coisas em questão são a esperança e a bondade. A bondade principalmente, pois o egoísmo e o egocentrismo são tão habituais que não se vê mais demonstrações espontâneas de carinho, boas ações, respeito e outros frutos provenientes de um amor real e conjunto.
Refletindo sobre tudo isso, andando por aí, vi cenas que me trouxeram esperança de que, atentando para pequenos gestos, podemos melhorar nossa qualidade, enquanto sociedade.
Passava pela rua, quando vi uma adolescente com seu bebê, a expressão da tal era triste e distante, revelando um total contraste com a expressão da pequena criança, que sorria, com seus olhos brilhando, atentando-se para o céu claro, um olhar tão contagiante que fez a adolescente triste abrir um sorriso. Quando vi aquela cena, logo me veio do âmago do ser, uma alegria tão grande... Não sabia o porquê, mas já estava rindo e me sentindo bem melhor.
Em outro dia, em um ônibus, fiz uma viagem longa, quase que todo percurso do ônibus. Quase que no meio do percurso, vem um homem – nunca o vi – com um violão em mãos, sua expressão feliz, enquanto que a dos passageiros, fechada... Ele pronunciou as tais palavras: “...Meu nome é Wellington, e venho, pelos ônibus do Rio de Janeiro, com meu violão, fazer minha música, não para ganhos pessoais, mas para, apenas, trazer alguma alegria ou mudar a rotina dos senhores passageiros. Não peço nada em troca, o sorriso de vocês é minha recompensa...”
Vi que o cansaço daquele homem não o impediu de lançar seu repertório no ônibus. Os passageiros começaram sem entender, encarando-o com a mesma expressão fechada, mas, ao longo do processo, vi que pessoas se emocionaram, outras riam, uns até zombavam, mas paravam quando se acostumavam com o homem. Pensei logo que eu nunca faria um trabalho daqueles... Doar-me sem nada em troca... Percebi que eu pensava como a sociedade atual, pensava apenas em meus ganhos próprios, mas não percebia que para vencer o vírus da falta de amor, o segredo era apenas doar o remédio e não pedir algo em troca.
A bondade e a esperança só vão ter espaço em nossas vidas se substituirmos nosso ego por elas, pois são valores um tanto “ciumentos”... Não ocupam o mesmo lugar do ego, da arrogância, do ódio... Pense nisso!
Para mudarmos a sociedade, só é necessário que doemo-nos, que quebremos paradigmas, pois o amor tem uma dose de excentricidade, ele não é roteirizado e não tem padrões, por isso a sua facilidade de ser usado. As pessoas se acostumaram com coisas complexas, por isso não entendem a simplicidade do amor e acabam esquecendo a forma de usar esta ferramenta tão maravilhosa!


Ass.: @lgr2k9

5 comentários:

  1. PQP, mlk ta muito bom, ta tudo muito bem explicado, a parte da adolescente me emocinou lek,eu sofro de falta de amor,:( !
    hahaha'

    mlk ta de parabens o texto ta ótimo !

    Damião Duarte

    ResponderExcluir
  2. kra, q foda este post!!!

    sem dúvida um dos melhores desde o inicio deste blog!!! concordo c/ td q vc disse em numero, genero e grau ...

    mas permita-me ratificá-lo: a bondade gera a esperança, pois com um ato de altruismo nasce em nós a esperança de um mundo melhor ...
    o msm se aplica ao nascimento de uma criança ... sempre vem em nós , independente de quem sejamos, aquele sentimento de que algo bom d+ está por vir, se revelando com um sorriso de nossa parte...

    bom d+, afinal, como diziam os sábios profetas do Rock N' Roll, os Beatles, "All You Need Is Love"!!!!

    ResponderExcluir
  3. Ual, está de parabéns!
    Muito claro, coeso e verdadeiramente real. Este TEXTO, DEPOIS DE ALGUM TEMPO, TE PRENDE À UMA REALIDADE QUE ESTÁ AO SEU ALCANCE, MAS QUE MUITAS VEZES, É ESCONDIDA PELA ROTINA E PELA AUSENCIA DE AMOR.
    Novamente, meus parabéns, muito sucesso, fica na paz de Deus.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom Artigo, Parabéns !!! Realmente isso é a mais pura verdade as pessoas tem cada vez mais se distância-do umas das outras,pela falta de amor muitas vezes é causada pela "Correria do Dia a dia" Mas o que faz diferênça mesmo e não viver todos os dias sempre iguais sempre numa rotina,Mudar é sempre bom,para para observar o que á de belo nesta "Floresta de Pedra" observar os passaros as plantes,as crianças... e sempre nos questionar-mos de como agirmos no nosso dia dia faz muita diferença são os pequenos gestos que Podem mudar não só a sociedade em si mas como o mundo também.

    Abraço Fique com Deus.

    ResponderExcluir