Páginas

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Excesso de Informação

Hoje posto sobre um dos problemas atuais que mais tem me incomodado.
Muitos andam criticando a nova geração pela falta de conhecimento, pelo relaxamento, pela falta de qualidade em suas obras... O que mais é dito é que o sábio deve saber um pouco de tudo e desejar ampliar seus conhecimentos. Não discordo do fato, que é uma pura verdade, pois devemos sempre estar pesquisando, aprendendo e nos ampliando. O problema é que o fluxo de informações gerado e adquirido por cada pessoa, em nossa era, é imenso, mais que isso. Com a internet, as novas mídias, a inclusão e a democratização da acessibilidade, cada vez mais acessamos mais informações em menos tempo e em maior quantidade. Claro que é fato que "conhecimento não ocupa espaço", mas devemos saber como obter este conhecimento e filtrá-lo, para não "exagerarmos na dose" e perdermos a capacidade de gerir conteúdo, nos incapacitando de acompanhar este mundo de nosso bom Deus.
A primeira coisa que se deve pensar é na validade e na qualidade da informação. Vivemos em um tempo onde não vale mais a pena adquirir conteúdos que não valham para alguma futura obra ou trabalho. Fico impressionado com a grande quantidade de lixo que encontro na internet... São tantas idiotices, barbaridades,   textos prolixos... Penso que isso sim "ocupa lugar na mente", pois o tempo que se usa para acessar qualquer merda dessas poderia ser usado para ampliação de cultura e conceitos. Além disso, para não sofremos o "excesso de informação", devemos saber como organizar nosso conhecimento.
Muitos acham que para ampliar conteúdo e acessar informação, basta pesquisar, porém, não sabem que a pesquisa é apenas a "ponta do iceberg". O stress mental, ultimamente, têm sido uma das maiores discussões acerca da nova geração. Antes, era problema apenas de trabalhadores como engenheiros, físicos, publicitários; hoje, está cada vez mais presente na vida de nós, "simples civis". Por que o aumento?
A resposta se dá pelo aumento de informação e pelo despreparo para encará-la, coisa que não é ensinada para as "vítimas da informação".
Pois bem, a maior estratégia para encarar a grande carga de informação e fixá-la, sem grande esforço ou stress, é o descanso. Grande parte das pessoas que muito pesquisam, pouco dormem. A carga de sono influencia sim na qualidade de absorção de informação.
Então, caro leitor, cuide de sua massa cinzenta! Não saia adquirindo qualquer merda de informação por aí... e lembre, durma bem! Saudações Monologueiras!


Ass.: @lgr2k9

4 comentários:

  1. Parabéns pelo texto!!!
    Ab,
    Winston.

    ResponderExcluir
  2. Grande @lgr2k9!

    Dê uma olhada nisso aqui: http://veja.abril.com.br/050901/p_062.html
    Foi publicado em 2001!
    Abraço,
    Carlos - Fil

    ResponderExcluir
  3. *** Admin falando... **

    Carlos, muito boa a matéria que você colocou nos comments... li e amei...
    Realmente, temos que saber mediar tempo, saúde e conhecimento, senão não conseguimos uma boa qualidade de vida...

    ResponderExcluir
  4. Olá meu amigo... em minha navegação entre blogs, sites e redes sociais achei seu blog! e parei porque primeiro pelo fato de ser monólogo, já que eu me dedico a quase dois anos no meu blog Monólogo da Eli http://monologodaeli.blogspot.com que assim espero que tanto você como outros leitores me visitem e também gostei muito do seu texto, seu blog é de qualidade, conteúdo, um trabalho muito legal! Sou mais uma nova seguidora também!
    Um grande abraço e parabéns
    Eli

    ResponderExcluir