Páginas

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Uma Saga para os Pais #6 - O que é e não é nossa responsabilidade?

Tenho que retornar a dar a mesma explicação do último post dessa saga... Quando uso o “nossa” nos títulos só me enquadro com o público-alvo da saga, pois ainda bem não sou pai!
Pois bem, este é o último post e aqui não quero criticar, nem definir tarefas de pais. Hoje, tiro um post para dizer o que é e o que não é responsabilidade dos pais, obviamente, pois está no título!
Primeiramente, quero dizer que foi ótimo fazer esta saga e ver que muitos meia dúzia leram e comentaram. Esse último post é feito por indignação minha com o clássico choro de pais de filhos rebeldes que dizem “o que eu fiz?” nos programas ao estilo “cidade alerta” que ganham um ou dois pontos de audiência. Um dos posts da saga tratou da rebeldia e disse o que os pais devem evitar, e outro post disse as tarefas dos pais em cada época da vida do filho. Então foda-se, ignorando um pouco o título só vou delimitar o que não é responsabilidade dos pais, pois se vocês, caros leitores quiserem tenho a certeza que não, lerão os outros posts.

Então apenas listarei umas coisitas e me despedirei, combinado óbvio que está condenado!?

- É um erro os pais acharem que devem decidir o futuro profissional dos filhos.

Incentivar o estudo é certo, mas existem pais que cometem os erros de depositar seus sonhos frustrados na vida profissional de seus filhos, não lembrando que a vocação dos tais não é a mesma deles. Sugestão: Incentive o que seu filho quer, possibilitando sucesso e não derrota.

- É um erro os pais excluírem e eliminarem possibilidades de vida amorosa para os filhos.

Claro que nada antes do tempo é bom, concordo! Mas existem pais que criam uma certa ditadura, impossibilitando seus filhos de desenvolver relações amorosas sadias e possibilitando casos de risco. Sugestão: Tente ser permissivo, usando autoridade. Vigie seu(ua) filho(a) e seja um bom conselheiro.

- É um erro os pais não aceitarem discussões racionais, com os filhos, sobre suas decisões

Por você ser pai e já ter vivido muito mais anos de vida, não existe um fator que o torne mais sábio que seu filho em todas as áreas. Existem pais que erram, sustentam seus erros e impedem seus filhos de discutir os erros. Sugestão: Aprecie uma boa discussão com seu filho, pois você perceberá que sua capacidade crítica está aumentando e isso é bom, ele não vai ser marionete de ninguém!

Existem outros erros, mas aqui nesta saga não irei fazer uma “enciclopédia da educação paterna”, até porque vocês já têm a merda da supernanny para assistir. Queria apenas relatar algumas verdades sobre a paternidade e consegui, pois sou formidável.
Desejo toda sorte do mundo aos constantes leitores deste humilde blog que são pais! Saudações monologueiras!


Ass.: @lgr2k9

Nenhum comentário:

Postar um comentário