Páginas

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Idéias Preconcebidas #3 - Discriminação (Final)

Esse é o último post da Saga "Idéias Preconcebidas", primeira saga de posts do Monólogos Escritos. Decidi fechar com o tema "Discriminação" para expor esse vírus social e descrevê-lo.

A discriminação, diferente do preconceito, como já falei no último post, se manifesta de outra forma. A discriminação se manifesta quando, não mais implícito, o preconceito é exposto e atitudes preconceituosas e separatistas são feitas por pessoas. A discriminação social, racial ou até mesmo a social, mais discutidas na sociedade, são assuntos polêmicos, pois remetem anos de história e anos de convenções culturais criadas e dificilmente esquecidas. Porém não só existem estes tipos de discriminação. A discriminação se manifesta, nós a proliferamos sem mesmo perceber e parar com isso.
Como ser humano, temos a característica marcante de nunca apontar nosso próprio erro e assim "adormecê-lo" em nosso ser para que ninguém o perceba em nós. Não critico isso, pois é de nossa raça, porém isso não nos permite auto-criticarmo-nos. A discriminação pode se manifestar e se manifesta nas atitudes mais simples. Se manifesta quando você não quer conhecer ou conversar, ou, ao menos, dizer um olá para uma pessoa, por ela ser "nerd", "estranha" ou por não pertencer aos seus padrões culturais. Ela se manifesta quando você chama alguém de viado, de lerdão, de merda... Ela se manifesta quando você se aproxima de alguém apenas por dinheiro ou por conveniências. A discriminação não só se apresenta quando você não aceita, mas se manifesta por você querer manipular todos à sua volta.
Todos somos seres humanos e não podemos nos dar o luxo de tentarmos ser Deus... ou Chuck Norris se você achar melhor!
Se todos tivessem esse pensamento discriminatório, a sociedade viraria uma porra autista, onde a confiança não existiria e nos rebaixariamos a simples animais irracionais.
Não proíba, descrimine ou bloqueie as coisas, seja por falta de pesquisa ou por uma irracionalidade, ou mesmo por um primeiro olhar. Muitas coisas podem ser boas, é só você experimentar e não impor suas próprias regras para tudo.


Ass.: @lgr2k9

3 comentários:

  1. A intolerância está muito ativa na sociedade ultimamente. Escrevi sobre isso alguns dias atrás no meu blog também.
    É preciso uma reflexão, algo que muitas pessoas ainda são incapazes de fazer.
    Sucesso com seu blog.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Sr escritor, monologueiro, tem algo no texto que causa estranhamento, mas não aquele brechtiano... Esse assunto que a gente abordou em algumas aulas de teatro, sobre o tema Diversidade, precisa estar sempre presente, pois vivemos hoje a sociedade do espetáculo, onde os que fogem aos padrões ditados pela "elite" ainda são excluídos em diferentes espaços. (Xega) kkk
    ^_^

    ResponderExcluir
  3. Uma coisa que ninguém se atenta é a causa da "discriminação", por incrivel que pareça não é por razões culurais ou históricas, é mais profundo que isso, é biológica, surgiu com a evolução, não importa quais os motivos, por uma questão de se auto-preservar os seres-humanos desprezam os que são diferentes, isso não vai mudar, no futuro pode ser que os motivos sejam outros, mas as características serão as mesmas, isso poderá acabar somente com o próximo passo evolutivo.

    ResponderExcluir