Páginas

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Universo Transmídia e Filmes Baseados em Games


Vivemos em uma geração e em uma sociedade que passa por um tempo de mudanças relacionadas à comunicação e ao universo eletrônico. Vivemos em um tempo onde, cada vez mais, os usuários interferem na mídia ou, até mesmo, fazem parte de uma mídia digital, exemplos são as redes sociais. Com essa Era Transmídia, tudo que se vê, ouve e fala não apenas se limita à uma mídia, mas constantemente há uma inclusão e uma intercessão de duas ou mais mídias. Exemplos são os livros que viram filmes, séries, jogos e até novelas.
Com essas adaptações tão presentes atualmente, as empresas, respectivas de cada assunto, bolam um plano. O plano é tornar o que fez fama e moda em uma mídia, transmídia. Isso é ótimo, pois temos gamas de possibilidades para nossos gostos, costumes e afins.
Um tipo de transmídia adaptada muito comum de se ver hoje em dia é a passagem de um game para longa-metragem. Normalmente, games que fizeram muito sucesso nos anos 80 e 90, agora se transformam em filmes de empresas médio-potentes de filmes.
O problema de tudo isso, o que me incomoda e deixa-me do sério, o grande Q da questão é que esses filmes, ultimamente, estão simplesmente uma merda! Filmes como The King of Fighters, Tekken ou Dead or Alive provam que tudo de pior e trash que já vimos no cinema tem concorrentes à altura. Esses filmes, além de terem um elenco com a qualidade de atuação de uma novela da band, trazem histórias pobres, sem conteúdo e sem o mínimo de relação com a história dos games. Simplesmente essas empresas só colocam o nome dos games nos filmes para verem se vão conseguir encher a última fileira do cinema com esses lixos.
E não é só de hoje. Filmes trash baseados em games já existem há um tempo. Basta lembrar de “Doom – A Porta do Inferno” e da saga Resident Evil, que é até legal, mas não tem muito a ver com a história do game. Enfim, já protestei! Espero que os próximos filmes baseados em games sejam melhores ou menos piores... Me disseram que virá um filme baseado no game “God of War”... Estou só esperando pra ver!
Enfim, acho que é melhor mesmo vermos os filmes baseados em bandas ou em grandes nomes da máfia... São menos frustrantes.

Ass.: @lgr2k9

5 comentários:

  1. Pois então essa tecnologia toda é boa sabendo usar, e ruim se exagerar.
    Filmes baseados em games é u ó não é mesmo. Eu pessoalmente prefiro filmes baseados em fatos reais.. ABRAÇO

    ResponderExcluir
  2. Amigo, vou só tecer uma crítica... para de começar teus textos com "vivemos em uma sociedade". Li apenas os da primeira página e todos começavam ou tinham alguma parte assim... total senso comum.

    ResponderExcluir
  3. ** resposta do admin **
    ** respondendo ao comentário acima **

    Aqui fala eu, @lgr2k9.
    Vi que percebeste esta minha "mania" do "vivemos em sociedade"...
    Isto já está enraizado ao meu estilo de escrita e faz parte do meu tipo de monólogo. Como também faz parte outros "caguetes" de faceis percepção.
    Peço que você, caro leitor anônimo, compreenda e não me julgue!
    Porém, muito obrigado por ressaltar!
    Grato!

    ResponderExcluir
  4. gostei do seu texto, mas "Resident Evil, que é até legal" bahhr resident evil é o lixo dos lixos

    ResponderExcluir
  5. Ta, por algum motivo não sem bem o que escrever nesse comentário, que provavelmente vai ser curto.
    Concordo em parte com você, caro amigo Lucas, afinal, uma adaptação é basicamente uma releitura de uma midia para outra. Nos casos citados acima, que seria de jogos para filmes, não é possível seguir fielmente o jogo, pois você controla o personagem, e o fato de cada jogador jogar(dãã) de forma unica impede a fiel reprodução do mesmo em uma midia diferente, mesmo com o produto ja tendo uma historia pré definida. Não vejo problema em adaptações de jogos>filmes, filmes>jogos, realidade>filme/jogos, mas se for pra fazer isso, tem que fazer com gosto, e não de qualquer jeito.
    Se for pra fazer um trabalho de baixo nivel, eu faria algo como gravar a esponja enquanto lavo a louça e dizer que é um Live Action do Bob Esponja.
    Esperando o proximo post.
    Abraço.

    ResponderExcluir