Páginas

terça-feira, 26 de abril de 2011

Sociedade Ditatorial #4 - A Ditadura da Acessibilidade

Vivemos em sociedade. Uma sociedade distinta que tende por nos revelar um pouco de si a cada dia. Nesta vida em sociedade, somos surpreendidos, por, a cada momento, por novas influências e ciências, melhorarmos - fortalecermos - nossas opiniões e nosso conhecimento de mundo. O maior problema é tido quando a própria sociedade anula esta sua capacidade e nos priva do conhecimento, ditando o que devemos ver e o que não devemos, privando-nos assim de um valor primitivo, porém único e preciso, a liberdade.
Devo lembrar novamente que esta saga não se baseia em influências, porém apenas em ditaduras.
Ditaduras têm-se como base o domínio e a imposição de conceitos sem réplica, sendo diferente das influências, que são coisas mais gradativas e que só atuam com a aceitação dos influenciados. Após explicado a temática, aprofundemo-nos mais no post!
A ditadura da acessibilidade consiste-se na forte imposição que a sociedade atual faz, onde a negação de informações e a sua falta é abundante. Mais eficaz que mudar uma idéia já imposta em um grupo, é excluir todos os meios que divulgaram a tal idéia. É isso que têm-se feito atualmente. É fácil para nós, como brasileiros, dizermos que isto é inexistente em um país capitalista e democrático como o nosso, que o problema da ditadura da acessibilidade só atinge países como Cuba, China ou os países muçulmanos.
É claro que são exemplos reais e mais visíveis os que acontecem naqueles países, onde o próprio governo define o que todos possam acessar, para diminuir ou impedir as chances de revolução, porém há também exemplos no Brasil e em qualquer outro lugar desta ditadura e preciso informar para impedir que você, caro leitor, seja vítima dessa imposição banal de conceitos criados por uma mídia em total falência.
Se apenas pensarmos e estudarmos o que já foi passado pela mídia em determinados momentos do nosso país, perceberemos que emissoras de TV e rádio já dominaram a população de tal modo que foram expoentes principais em revoltas e posses políticas. Se pensarmos também que muita merda na música e na arte é tão exposta e, consequentemente, ganha tanta fama, perceberemos que há sim uma imposição forçada de informações que valham money para os expositores. Claro que hoje a internet deveria quebrar com estas ditadurices, porém até mesmo a internet continua com esta prática e, até mesmo, a reforça. Exemplo disto é a rede VEVO do youtube que domina o upload de vídeoclipes e os que são reproduzidos. Hoje em dia, sucesso é uma coisa que só quem tem dinheiro para pagar quem domina a população, consegue.
Quero que você, caro leitor, apenas lembre que toda forma de ditadura - seja de fácil ou difícil percepção - deve ser altamente combatida e excluída. Devemos viver em uma sociedade que a liberdade e os primeiros direitos humanos sejam respeitados e postos em prática. Não nascemos em jaulas e não devemos crescer nas tais.


Ass.: @lgr2k9

3 comentários:

  1. Nooooooooooooooooooooossaaaaaaa!!! Q post foi esse hein, garoto!!!

    Realmente, é difícil para nós, que vivemos numa sociedade de massa, de milhares, lutar contra a maré imposta por poucos, ... é difícil, mas não impossível, o problema é que é gerado um sentimento de comodismo aliado à desesperança, do tipo: "as coisas nunca vao mudar", então, fica mais fácil aceitar qlqr coisa enfiada guela abaixo, por mais absurdo q seja ...
    é f... , mas não tem jeito, esse é o colapso do século XXI, a morte do pensamento crítico e individual, causados por quem detém de meios de influência e comunicação em massa...
    Só com muita força de vontade é que mudaremos as coisas, esse é o caminho!!

    ResponderExcluir
  2. Você já leu algum livro de Michel Foucalt? Se não, tente dar uma olhada.
    Ele colocou em volumes e mais volumes idéias parecidas com as suas. E segundo ele, essa ditadura existe não só em relação à acessibilidade, mas em praticamente tudo o que nos compões como indivíduos; nossa identidade está servil nesse esquema.
    Ele, no entanto, não tem uma conclusão tão "otimista" como a sua (quando você diz que essa ditadura deve ser combatida), porque, segundo ele, nós já perdemos.

    ResponderExcluir
  3. ** Resposta do Admin **
    ** Rp to Clarissa **

    Só tinha ouvido falar em Foucalt, mas nunca me aprofundei. É realmente com este intuito que fiz o Monólogos! Compartilhar crítica e obter, com vocês leitores, conhecimento.
    Muito bom saber que tem gente que compartilha de meus conceitos. Sei que nem todos são corretos, mas são vocês, com seus comments, que também me corrigem quando erro!
    É assim que o Monólogos fluirá! \o/

    ResponderExcluir