Páginas

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Que seja como o Renato Russo

Como é de praxe, amo fazer posts que discutam sensos comuns, que tentem pôr à prova ideias bastante mencionadas e pouco mensuradas. Não quero me ater a ser aquele critico pseudo intelectual que pretende julgar como carrasco tudo que é dito e é popular. Muitos pensamentos generalizados são certos, são saudáveis. O problema são os sensos comuns que limitam capacidades humanas que devem ser despertadas e evoluídas.

Na última terça-feira, enquanto procurava algo interessante em minhas timelines do twitter e facebook, li um tweet que me levou a criar este post. Não mencionarei quem twittou, pois este é figura pública, mas parte do twitter dizia assim “faltam gays como Cazuza e Renato Russo nesse Brasil esperto”. Já tinha ouvido algo parecido por muitas pessoas, coisas do tipo “se for gay, que não fique exagerando”, “seja gay, mas não viadinho”.

casssia

Primeiramente, quero saber que traço de personalidade, que traço comportamental, que fator genético ou físico é degradado quando alguém se torna homossexual. Quero saber, pois após pensar um pouco sobre o comportamento atual da sociedade em relação a homossexuais, percebi que o nosso olhar para com eles não tem se diferenciado do nosso olhar em relação à pessoas que necessitam de cuidado especial.

Quando olhamos a homossexualidade como um distúrbio, como um defeito, como um problema físico, mental ou psicológico (diferença tênue entre os dois), consideramos homossexuais como inferiores. Logo, quando um homossexual se torna um dos expoentes da música brasileira, um grande físico, um grande esportista [...] nos surpreendemos com este fato isolado e começamos a torna-lo referência. Quando isso acontece, começamos a acreditar que todos os homossexuais conseguem se tornar expoentes da cultura, por exemplo, e condenamos os que não se aproximam da figura homossexual que colocamos como aceitável.

Esse é um exemplo de como uma visão preconceituosa é também defeituosa. Essa visão não acontece apenas com homossexuais, mas ultimamente tem se agravado para esse lado, e para o das pessoas com problemas especiais, como sempre...

Hawking, StephenÉ bem verdade que enquanto existem homossexuais comportados, inteligentes, críticos, ativos na sociedade, existem também os tolos, vulgares, que apenas querem colocar uma melancia acima da cabeça e chamar atenção alheia de qualquer forma. O que precisamos entender é que isso é um problema que todas as pessoas têm. Com mulheres, com negros, com asiáticos, com crianças, com nerds, com roqueiros (e por aí vai)... Independente da tribo, do gênero sexual, da nacionalidade ou do que quer que seja, sociedades não são compostas de clones, logo cada pessoa tem uma personalidade.

No mundo, há pessoas notáveis e pessoas desprezíveis. É bem verdade que precisamos de gente como Renato Russo e Cazuza, por exemplo. Precisamos de referências, de formadores de opinião, de artistas. Precisamos, pois há muita gente que não se interessa em mudar as coisas, em ajudar, melhorar a sociedade, participar desta. O que não pode acontecer é acharmos que somos donos de mundo e condenarmos todas as pessoas que não atenderem nossas expectativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário