Páginas

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Rest in Peace Megaupload

Há cerca de 19 horas atrás, um dos maiores site de compartilhamento de arquivos do mundo; o maior no Brasil, fora desativado pelo FBI, decorrente a uma “operação anti-pirataria”. Seus donos e alguns membros foram presos.

Um dia antes do acontecido, houve uma grande discussão online contra o “SOPA” e o “PIPA”, leis que andam tramitando no Congresso Americano. Lembro também de que no mesmo dia, uma página, não me lembro o nome, do facebook publicou uma imagem que dizia mais ou menos assim:

“Protesto ao SOPA/PIPA

Imagine um mundo sem Piratebay, 4shared, Rapidshare, Wikipedia, Google, Megaupload...”

No momento em que recebi a notícia sobre o término do Megaupload, me lembrei de todos os livros, trabalhos e arquivos que tinha lá upado, sem backup em qualquer outro lugar. Lembrei também que a grande maioria dos filmes raros que tenho baixados no meu disco rígido são oriundos do Megaupload.

Pensei muito sobre o que iria falar, que assunto iria debater aqui em relação ao que ocorrera. Decidi que o mais importante a frisarmos sobre tudo isso é o motivo pelo que o site fora tirado do ar. Os donos do Megaupload foram acusados pelos mais de 36781237815456789 arquivos que desrespeitavam os direitos autorais de gravadoras, produtoras, artistas e por aí vai. Eles foram acusados de pirataria e o site fora tirado do ar.

Imagine se processassem o Twitter pelo conteúdo de seus utilizadores, se por cada abuso em publicações do facebook, o Zuckerberg fosse processado. Imagine se um adolescente buscasse pornografia no google e encontrasse; e processassem o Google. Percebe-se a incoerência disso, de acusar quem não tem culpa pelos crimes de quem tem.

Se os usuários infringiram as regras, que fizessem como no 4shared. Bloqueassem a conta do sujeito, invalidassem o link. Se o FBI não teve competência para isso, não é certo que tirem do ar o melhor site de compartilhamento. Aliás, arrisco-me a dizer que 1/10 do conteúdo do site era de arquivos piratas. Muita gente (como eu) utilizava o site para fazer backup de arquivos, disponibilizar algo que fizera para download, e por aí segue...

E aqueles que tinham contas Premium? Gastaram dinheiro para conseguir baixar mais rápido, ter mais espaço para seus arquivos... E, sem mais nem menos, foram surpreendidos com o site fora do ar. Nenhum comunicado de indenização aos usuários? Nada! Apenas uma atitude de censura, próxima da autocracia, feita por um governo decadente que sempre e fez e continua fazendo de tudo para continuar no poder, com atitudes idiotas e impensadas.

O que resta a dizer é que estou de luto, por duas coisas. Pela falência do melhor site de compartilhamento gratuito, e pela liberdade, que em decorrência dos últimos acontecimentos, está em processo de mortificação.

2 comentários:

  1. Interessante de se ler! GOstei muito de cnhecer seu blog! Estou seguindo e te convido a conhecer meu blog tbm! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por acessar, Luciana, volte sempre.

    ResponderExcluir