Páginas

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

SOPA

Sem título

Stop Online Piracy Act. Este se tornou, nas últimas semanas, o tema de maior discussão nas redes sociais. Trata-se de um projeto que tramita no senado Estadunidense, que pretende impor limites na utilização da internet, do conteúdo online e do acesso pelos usuários.

Fora feito para controlar os sites suspeitos, que não respeitam os direitos autorais, que veiculam conteúdo proibido ou pirata. Algo parecido já acontece na China e em alguns países do Oriente. Lá, até mesmo redes sociais alternativas às famosas por aqui são utilizadas, tendo um controle total do governo em relação a informações confidenciais e à liberdade popular.

O problema do SOPA é que o pretexto dos direitos autorais será usado para privar-nos de informações, de nossa liberdade, de nosso direitos. A repercussão do projeto não é apenas dada ao fato de que empresas de pagamento online poderão perder dinheiro. O maior problema do SOPA é que o que não for aceito pelos controladores será vetado, proibido.

mensagem

Em um mundo que não aguenta mais uma autocracia generalizada, não podemos aceitar que um projeto que priva nossa liberdade autoral seja aceito. Quem tentou acessar a versão english do Wikipedia viu o protesto. Quem acessou o google versão US também viu um doodle especial.

Quem acha que o SOPA será um problema apenas Estadunidense se engana. Aliás, os EUA ainda são a maior potência mundial, em economia e influência. O que lá é decidido, é aplicado em inúmeros países. A relação do Brasil com os EUA é de aliança, é de proximidade econômica e política. Isso, nossa presidente já mostrou, ao discursar na proposta de criação do Estado da Palestina, estando em cima do muro e apoiando Obama em tudo que falara.

Este é um post em protesto. Não podemos nos calar e aceitar que nos proíbam de veicular conteúdo online. Isso é autocracia, isso é abuso, isso não é liberdade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário