Páginas

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Nós, Cachorros, Nós, Gatos, Nós Nós Nós

*Post escrito há um tempinho, postado agora…

Faz pouco tempo que uma notícia ganhou notoriedade pública, através das redes sociais, do youtube, e depois nos jornais de TV, impressos. Uma mulher espancando um cachorrinho diante de uma criancinha. Tenho certeza de que todos lembram como foi a repercussão do caso, principalmente nas redes sociais, onde quase que a totalidade das pessoas publicavam ofensas à tal mulher. Isso tudo me fez refletir e pensar neste post.

Quando ouvi sobre aquela notícia, procurei saber mais sobre o assunto e perguntei a uma amiga, que estava muito atenta a tudo que estava acontecendo. Esta me revelou sua indignação, me contou mais sobre o que houve, deu sua opinião. Ela estava muito irritada com tudo e eu a consolei. Estava irritada porque no dado momento tudo parecia muito injusto, a mulher não fora presa, pelo que parecia ela iria sair impune e não era possível se conformar com isso.

Após pensar muito sobre o caso, quero agora fazer uma reflexão sobre algo que, para mim, é a melhor lição que podemos tirar de tudo o que aconteceu.

O que você tem feito para melhorar o mundo?

Parece um discurso da Legião da Boa Vontade, mas quero sim me ater a isto... O que temos feito para melhorar o mundo?

Cada vez mais os jornais estão recheados de casos que podem acabar com nossa estrutura, um mais bárbaro que o outro. Sempre quando acontecem, pessoas ficam divididas em julgar a justiça, a polícia ou mesmo os autores dos crimes. Não quero me ater a julgar aquela mulher, pois acho inútil gastar caracteres com pessoas que não os merecem.

O tema deste post se resume a esta pergunta, pois em um desses últimos dias, discutindo com meu pai sobre este caso, ele disse “é, mas fazem pior com pessoas e ninguém fala nada”. Achei incoerente aquele discurso, mas depois vi que muitos falavam a mesma coisa. Daí pensei que ele estava correto, mas percebi a errata do discurso. Cachorros, gatos, pessoas, o que for, sempre terão quem os defenda e quem os condene. O problema não é escolhermos quem ou o que ajudar.

ong-proteção-animal-01O problema maior, que mais deveria ser discutido e que mais merecia notoriedade é o nosso egoísmo, nossa preocupação consigo. Fazemos tantos planos, pensamos em nosso futuro, estudamos, compramos, vendemos, mas nunca fazemos tudo isso pensando na ajuda ao próximo. Alguns de nós dizem que amam o próximo, baseados no argumento de que dão algumas mixarias para ONGs ou orfanatos, o que não dá nem em 10% de seus salários.

Melhorar o mundo não é isso!

Acho que se fizéssemos qualquer coisa, mesmo que a menor e, vista por outrem, sem valor, e a fizéssemos sem esperar nada em troca, pensando no bem de próximos e não no nosso, sabendo que podemos perder tempo, dinheiro, até mesmo amigos, mas que o que fizermos poderá ajudar a melhorar o nosso mundo, a nossa realidade, a nossa sociedade, se o pensamento de todos fosse este quando pensassem em ajudar alguém, o mundo seria bem melhor.

Não sou funcionário do Greenpeace ou filho da Luiza Mell, mas quero que todos percebam que nada irá mudar se não mudarmos primeiro. Os crimes, as dissenções, as hipocrisias, os sistemas complexos e opressores; nada acabará se não sairmos de nossas cadeiras, pararmos de só comentar, de só opinar! Pró-atividade, é disso que estamos precisando! Há necessidade de profissionais qualificados nesta área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário