Páginas

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Idéias Preconcebidas #1 - Falta de Crítica

Vivemos em sociedade. Uma sociedade que, a cada dia, descobre mais de si mesma. Nós sempre estamos apressados, pois a gama de informações é enorme. Sociedade esta, que cada vez mais nos induz à crítica, a termos nossa opinião própria sobre as coisas. O que é bom, pois é uma das poucas diferenças que temos às máquinas. O poder de pensar, criar, formar, criticar, mudar. O único problema é quando deixamos essa crítica, às vezes por falta de pesquisa e interesse, e a substituímos por palpites e “trollagens”.
Se eu te perguntasse agora pra você, caro leitor, o que foi a Revolução Francesa? Ou quem destituiu Henrique XVIII? Ou quem instaurou as leis trabalhistas no Brasil?
Se eu te respondesse, em ordem, que a Revolução Francesa foi uma merdinha qualquer que aconteceu na França e matou muita gente, ou que a Rainha Victoria I destituiu Henrique VIII, ou que foi Fernando Collor de Mello que criou as leis, será que você acreditaria? Ou será que, mesmo não acreditando, você iria pesquisar sobre os assuntos? Ou será que você lerá este post até o final?
A falta de crítica, em minha opinião, deve-se a vários fatores... Um deles é que, com o papel sendo trocado pela tela, as pessoas tem tanta informação em mãos, que não conseguem filtrar o que recebem. Outro é que, cada vez mais o conteúdo é livre e de livre edição, tendo um grande fluxo de informações falsas circulando para milhões de pessoas, exemplo disso é a Wikipedia. Outro é que as redes tomam o lugar dos livros, da troca de informações em sala de aula, até do lazer.
Hoje em dia, as pessoas acreditam muito mais em tweets, trending topics ou scraps, do que em uma Enciclopédia Barsa. Tem gente que nunca folheou uma enciclopédia, ou um Atlas. Que nunca leu mais que dois livros que não fossem Harry Potter, Crepúsculo ou qualquer modinha Meg Cabot. As pessoas vivem e querem viver suas vidas fúteis, “A Là Capricho”, onde é muito mais importante ficar vendo Multishow TVZ do que ir ao museu ou ler um livro.
Com essa vida inútil é que percebo o motivo da falta de crítica. Por quê você, leitor, acha que as coisas que mais estão na moda são tão sem conteúdo? É fácil responder! É porque cada vez mais as pessoas têm aquele pensamento do “Eu aceito qualquer merda que vem”... Assim, podemos entender o porquê da inexplicável fama da Stephenie Meyer, do Justin Bieber, da banda Restart...
Cito esses nomes, não porque sou contra quem ouve ou o que eles são, mas porque sei (e não me iludo) que, considerando a evolução da música, arte e literatura, estes são uns poucos exemplos da decadência e da falta de criatividade e talento.
Ainda existe muita coisa boa, muita coisa cultural e muita gente talentosa por aí, mas estes são abafados por lixos que fazem sucesso, por causa de um público que não os critica, que não os fazem melhorar, que troca a crítica por um reply desses seres dizendo “brigado, amo você”. Se a situação continuar assim, chegaremos ao caos e teremos uma geração fodida onde apresentaremos qualquer coisa e esta fará sucesso, onde não teremos não como resposta e ficaremos felizes com nosso fabuloso mundo de mentiras.
O que desejo é que nós pensemos, critiquemos e analisemos o mundo a nossa volta e sejamos críticos, atentos ao que vemos, falamos e. É com a crítica que melhoramos o mundo. Lembre-se sempre disso.
 
 
Ass.: @lgr2k9
 

3 comentários:

  1. Tô seguindo.

    OBS: Depois eu volto aqui pra comentar.

    Samuel.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto....
    Porém são valores diferentes, assim como vc nao concordo com eles, mas temos que respeitá-los. O mercado sempre oferece o que o povo quer comprar, infelizmente pela nossa falta de educação, estamos desejando e consumindo apenas coisas fúteis.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. estes dias também estive pensando no assunto, e percebi que muitas vezes minha falta de crítica, e a minha não capacidade de criar novos pontos de vista em relação à determinados assuntos é minha falta de conhecimento sobre aquilo,
    embora tente abranger a maior quantidade de assuntos possível sempre terá muita coisa que não saberemos conversar sobre, e então decidi que quando isso acontecer é melhor eu ficar quieto, até ter conhecimento suficiente para criticar, e por meu ponto de vista de forma afirmativa.

    bom texto, vou passar a visitar o blog mais vezes, abraços

    ResponderExcluir