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sábado, 14 de maio de 2011

seranimilbuS snegasneM

Bem, amigos do Monólogos Escritos, essa semana fomos acometidos por um fenômeno absolutamente banal, mas que quase nunca passa despercebido pelo nosso leigo entendimento humano: a Sexta-Feira 13.
Eu, pessoalmente, não vejo nenhuma diferença nessa bagaça de dia, que é só mais uma sexta feira como outras 51 que preenchem o ano com suas abençoadas vésperas de fins de semana.
Assim como qualquer outra sexta-feira, merece toda a nossa idolatria, mas traz consigo uma conotação que vem de uma combinação macabra de simbolismos sinistros que eu não faço a menor ideia do que sejam e que estou com uma puta preguiça de pesquisar, fazendo com que muitos creiam que este é um dia de azar.
Segundo a tradição, é dia de contar histórias de terror, evitar quebrar espelhos, chutar gatos pretos e assistir “A Hora do Pesadelo” na Tela de Sucessos. Mas algumas mentes ficam mais despertas a uma arte peculiar e que merece o mais profundo estudo: a arte de introjetar informações em seu cérebro sem que você perceba, para não te dar a chance de decidir não armazenar aquela informação. Vulgarmente, essa arte é conhecida como Mensagens Subliminares.
Acho válido quando nos preocupamos com nossas já limitadas mentes a fim de querer preservá-las, afastando-as dessas ameaças supostamente poderosíssimas e destrutivas. Muitos se benzem em nome de proteção contra esse ato, e ainda há aqueles que praguejam e amaldiçoam toda vez que encontram um logotipo de um produto escondido no cenário de um filme, ou ainda um anagrama que nos induza à fome ou ao sono. Entretanto, meu amigo ou minha amiga, saiba que Mensagem Subliminar NÃO É COISA DO CAPETA. Trata-se de um ramo extremamente serio e respeitado da psicologia.
Hoje, todos nós já vimos aquela clássica imagem do logotipo da Coca-Cola. Mas poucos sabem de um pequeno segredo que leva a nossa mente a ter mais vontade de beber Coca-Cola. E não, não é o famigerado “Alô diabo”, que fez algumas centenas de pessoas entrarem em pânico e jogarem todo o arsenal de produtos da Coca-Cola no lixo, e logo depois jurarem nunca mais consumir esse licor do capeta. Vale lembrar que é a simples tradução que ocasionou numa simbologia quase parecida com a que algumas pessoas dão por certa e as fazem ligar a marca a um tipo de tentativa de possessão demoníaca. É bem verdade que a Coca-Cola não passa de um veneno capitalista, mas está longe de ter alguma relação com o nosso vizinho do andar de baixo. Acontece que, segundo um dos próprios diretores da Coca-Cola na América Latina, o logo é feito para reproduzir a imagem de um homem bebendo alguma coisa. Isso fica muito mais claro na latinha, mas é um dos maiores exemplos de mensagem subliminar publicitária.
O estudo da simbologia e da tipografia das maiores marcas nos leva a entender o exato efeito da mensagem subliminar na nossa mente. Trata-se de uma forma de despertar sentidos inconscientes, muito mais instintivos do que lógicos. Mais um exemplo típico é a nossa fábrica de obesos favorita: o McDonald’s. Talvez vós nunca se perguntardes o porquê de TUDO relacionado ao McDonald’s (logo, embalagens, uniforme dos funcionários e até os adornos da loja) terem duas cores predominantes: o amarelo e o vermelho.
A cromoterapia, uma arte linda e pouco valorizada, nos ensina os passos para chegar a essa conclusão, sem precisar perguntar a nenhum administrador do McDonnald’s. No semáforo a cor que usamos para definir “atenção” é justamente a amarela, porque é a cor que nossos olhos filtram mais depressa, e na qual o foco da nossa visão é automaticamente ajustado, devido a sua agradável temperatura e o seu comum contraste no ambiente. O vermelho é a cor que instiga e intensifica os instintos. A raiva, o ódio, a luxúria... No mesmo exemplo do semáforo, o vermelho acende logo depois do amarelo. Tudo para intensificar a sensação de alerta e o instinto de atenção. Nas touradas, o toureiro usa uma capa vermelha para irritar o touro. Nas locadoras adultas e nos sites de conteúdo pornográfico eu ouvi dizer, e até na legenda etária indicativa de filmes proibidos para menores, a cor vermelha predomina, a fim de fazer manifestar o mais primitivo e selvagem dos sentidos humanos: o desejo sexual.
Some a atenção que o amarelo proporciona com a intensificação da fome e da impaciência, e teremos a combinação perfeita para uma rede que oferece comida de forma supostamente rápida.
Pois é, crianças, querendo ou não, estão dominando suas mentes. Por exemplo, o layout desse nosso amado blog é feito para fazê-lo morrer de vontade de voltar aqui sempre em busca de deleitar o imaginário com mais um fantabuloso monólogo de tirar o fôlego [/not.
Enfim, agradeço profundamente ao seleto grupo de mamíferos que tiveram a paciência e a audácia de ler até as últimas linhas desse texto. Abraços. sotircsE sogolónoM messecA (:


Ass.: Pedro Henrique França

10 comentários:

  1. quanta gente ignorante..
    são preguiçosos demais para ler, mas para fazer um comentário idiota, não têm preguiça.

    li o texto e concordo com o autor. mensagens subliminares são apenas influências psicológicas implícitas. dizer que é coisa do capeta é pura burrice.

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  2. eu li um pedaço pequeno e me arrependi, pra inicio de conversa touros nao enxergam cores, eles se irritam com o movimento do tecido...e eh mais do que obvio e estudado q as cores amarelo e vermelho causam alerta, fome, alegria bla bla bla, eu como professor de arte tive dois anos de teoria da cor e bem sei disso, mas isso nao eh subliminar cara...va estudar um pouco.

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  3. Tomando coragem para ler... Essa internet nos deixa cada vez mais impacientes e preguiçosos.

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  4. Cara, a parte do touro aí é mentira.
    antigamente, acreditavam sim que o vermelhor irritava o touro, mas a verdade é que ele enxerga preto, branco e alguns tons de azul e amarelo.
    a capa vermelha foi mantida por dois motivos:
    1º: Tradição
    2º: a capa vermelha convenientemente camufla o sangue que pode ficar na capa.

    Tirando isso, a matéria ficou mto boa brother, parabens pelo trabalho e esforço, e eu acho q a galera q num leu ***** nenhuma não tem o direito d fik lotando e enchendo o saco aki nos comentarios

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  5. bah quanta gente idiota..credo, todo dia nos blogs que entro, a maioria das pessoas só sabe criticar, coisa chata, se não gostou vaza, não precisa comentar, ou faz melhor se quer criticar, acho isso muito tosco!!!
    gostei do post!
    té mais

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  6. nem li..

    brincadeira, li sim. Muito interessante o texto, mas sexta-feira 13 não tem nada a ver (pelo menos no meu entender) com mensagens subliminares, mas sim com tradições e crenças antigas que se perpetuam entre as gerações.

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  7. Li,e apesar de parecer um texto enorme quem faz leitura dinâmica não tem problemas com o tamanho do texto,e é impressionante o número de pessoas que se dão ao trabalho de escrever não li.Entretanto seria interessante se o dono do blog se desse ao trabalho de pesquisar antes e condensar o texto,pois o excesso de letras sem destaque ou diferença entre um parágrafo e outro desanima a massa,de um modo geral.Pesquise mais e de mais credibilidade ao seu blog,e coloque figuras ilustrando os textos,como alguém comentou ali em cima,os retardados gostam de figuras.

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  8. Afff que agonia desse povo que só sabe falar "nem li"! Depois ninguém sabe porque temos Tiririca no poder, porque "ninguém lê", ninguém se informa e ninguém tá nem aí pra nada.
    Eu li o texto inteiro, e achei muito interessante! Já pesquisei bastante sobre a psicologia das cores, e muita coisa faz bastante sentido.
    Continue com seu trabalho e não ligue pra esse bando de analfabetos e analfabetos funcionais que existem por aí.

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  9. poha, tá td mundo trollando q se f*** vo trollar tbm!!!

    pow, de 50 e tantos comments, 95% "nao li", poha, bando de trollers filhos de uma puta xexelenta, vai toma no c*!! Porra, enchendo as merdas dos servidores submarinos da Google de lixo eletronico ... pow, ninguem se tocou q isto aqui é um blog de opiniao, e td ser q entra aqui tem 3 opçoes: concordar, discordar ou nem responder ... aí vem um bando de virgem sedentario q num tem nem 1 krlh p/ chupar, enche a p**** do meu saco qndo quero fazer 1 comment neste blog q visito periodicadamente!!!
    assim nao dá!!! Seus viadinhos/putinhas, vao chupar 1 canavial de roolaaaaaa!!!!

    pow, lavada a alma, o post ficou meio sem assunto, total wow, mas falou-se sobre aspectos interessantes; realmente, as msgs subliminaresexistem e sao usadas à vera, principalmente por grandes mascas da mídia, que a td tempo te induzem (hipnotizam msm) a viver em um consumo desenfreado e sem limites...
    afinal, qnd o lucro entra na história, vale td, so nao vale da o cu!!!!
    bom, sobre o touro, realmente, tem um equivoco, mas quem nao se engana nessa vida, né? pow, Ronaldo Fenômeno acho que eram mo gatas e no fim vieram "recheadas"!! E ninguem o desmerece (tanto) por isso!
    vlw, nao foi o melhor post desse blog, mas manteve o nível!!!
    AAh, mas 1 p/ Admin, q deve ta rindo litros de felicidade, vc so nao bloqueia os comments fail por causa do Google Adsense, né, seu burguês blogueiro!!! Tipo "Falem bem falem mal falem pior ... mas acessem monologosescritos.blogspot.com e comentem sempre c/ qlqr 1"!!!
    Poha,esse mundo tá msm fudido de 4 pelo Kid Bengala!!! :/

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