Páginas

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Ideologias e extremismos

"...aquele garoto que ia mudar o mundo, agora assiste a tudo em cima do muro... Ideologia, eu quero uma pra viver..." - Trechos da música "Ideologia" de Cazuza


Vivemos em sociedade... Disso, todos que lêem este amável blog já sabem... Por esta condição, adquirimos conhecimento geral e específico, ampliando nosso conteúdo e desenvolvendo pensamento crítico. Quando conhecemos correntes de pensamento e as estudamos, temos a oportunidade de ampliar ainda mais nosso conhecimento, porém o problema se dá quando alguém segue uma corrente de opinião, uma ideologia, e não consegue respeitar qualquer outra, se tornando desprezivelmente nauseante com seus conceitos deturpados e sua índole exclusivista.
Como diz a letra que coloquei acima, as ideologia podem vir a acabar com nossa esperança de interferência social, pois, normalmente, quando estudamos bastante cadeias de pensamentos, somos forçados a seguir alguma e excluir a influência de outras. Exemplo é que um marxista normalmente não aceita idéias democráticas, como as de Voltaire. Quem segue Voltaire também não aceita as idéias ditatoriais, fascistas. E assim vemos uma ideologia dominar um corpo, transtornando a liberdade de expressão e depreciando o valor social de cada um membro deste corpo.
Além desta ditadura criada pela absorção de ideologias e a obrigação em seguí-las, ainda surgem os extremistas para piorarem a situação. Há uma situação que ocorreu há pouco tempo que demonstra que a ideologia extremista pode gerar desrespeito e infantilidade.
Na última parada gay, os "manifestantes", por não serem aceitos pela comunidade católica e protestante, usaram da artimanha desrespeito na pior forma. Zombaram um versículo ao colocá-lo como tema da parada, zombaram personagens bíblicas, colocando-os em posições e relações homoafetivas e ainda zombaram de simbolos católicos. Uma marcha que foi idealizada para protestar contra um preconceito provou que não segue conceito nenhum além da total depreciação do ser humano e das instituições.
Não quero aqui me prender no parágrafo acima, mas quero dizer que não podemos seguir uma única ideologia acima de tudo, pois sempre poderemos correr perigo (veja o filme "A Onda" e saberás do que falo). Que apenas pesquisemos e abordemos sobre tudo, pois isso é saudável!
Não quero ver uma geração extremista, desrespeitosa e iludida, pois uma ideologia pode iludir e ilude. Leia, pesquise, estude, mas não seja influenciável, influencie! A sociedade precisa de gente deste tipo!




Ass.: @lgr2k9


Nenhum comentário:

Postar um comentário