Páginas

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Autonomia, razão, valores, liberdade, confusões…

Ultimamente, a discussão sobre a liberdade de expressão t03_MHB_ZIN_TONHOem se acrescido, de uma maneira tão profunda que, inevitavelmente, tem aberto espaço a teorias confusas sobre alguns valores sociais. Após eventos ocorridos ultimamente, como a censura do filme “A Serbian Film” e o processo contra o rapper Tonho Crocco, por parte de políticos censuradores e corruptíveis, que não respeitaram a liberdade de expressão e não aguentaram um protesto direto de um cidadão.
É nestas horas, mediante a ocorridos como estes, que é bom revermos nossos conceitos e sabermos o que é liberdade e autonomia, tomando em mente que ser autônomo ou livre não é semelhante a  ser libertino, desregrado ou imoral.
Autonomia é a qualidade, de qualquer indivíduo, de tomar suas próprias decisões, segundo sua razão. Liberdade é possibilidade de escolher ou não escolher qualquer coisa. Já definidos os conceitos, que continuemos!
Por sermos pertencentes à sociedade brasileira, temos por direito, datado na constituição do país, a liberdade de expressar quaisquer opiniões, sobre quaisquer assuntos, em quaisquer lugares, respondendo por nós mesmos, ao caso de infringir qualquer outra lei. A censura, por outro lado, é – dependendo do caso – um impedimento à liberdade de expressão.
No caso do Brasil, a liberdade de expressão ainda é utópica e inexistente, em seu sentido real. O caso de Tonho Crocco foi um dentre tantos outros que já aconteceram, contando pelo menos os últimos dez anos. A população se torna apática a esses problemas [twittar contra não é se manifestar] e abre alas à corrupção, censura, déficit…
Realmente, acho que já disse tudo no post. Só queria mesmo ajudar os leitores a saber como lidar com sua liberdade. Se pensarmos bem, nós, muitas vezes, censuramos o próximo e não percebemos. Queremos liberdade até certo ponto, quando alguém não concorda com nossa opinião, quando alguém não tem nossas preferências ou gostos. Damos um lugar tão privilegiado à nossa razão, que não apreciamos uma boa discussão, não aceitamos nosso erro, críticas alheias.
Como teremos liberdade, respeito, queda da censura… se nos comportamos como ditadores e censuradores? Respeite sempre a opinião alheia, dê liberdade de resposta aos outros, saiba admitir seu erro. São só algumas dicas! Fiquem com este vídeo:

2 comentários:

  1. É camarada, complicado essa questão da liberdade de expressão. Do mesmo jeito que há aqueles que querem censurar o direito dos outros de manisfestarem opiniões contrárias as suas, também há a questão daqueles que acham que ter liberdade de expressão dá o direito de ofender as pessoas ou inventar histórias a respeito dos outros.

    ResponderExcluir
  2. É realmente triste que pessoas confundam liberdade com um conceito torpe de imoralidade!

    Obrigado pelo comentário, Leonardo.
    Volte Sempre!

    ResponderExcluir