Páginas

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Os problemas de se ter senso crítico

Perdoem-me, pois esta postagem não tem nenhuma edição boa, como as últimas, pois não é feita no Live Writer. Nem mesmo terá a opção de curtir no facebook, então se gostarem, copiem o link e compartilhem com os amiguinhos ok?
Quero abordar rapidamente aqui sobre um motivo de irritação constante que tem fritado meus nervos com um tédio consumidor. Cada vez que nos tornamos seres mais "pensantes", com algum senso crítico, mais a gente sofre. Não precisa ir longe, não precisa ser um pesquisador genial, nem ao menos um filósofo, para sofrer com este tipo de senso. O que é necessário para a situação piorar é apenas nos diferenciarmos de uma massa acéfala, em qualquer coisa.
Se temos alguma opinião, mesmo que rara, sobre determinado assunto, e esta é mais "rebuscada" do que a síntese geral alheia, já sofremos algum tipo de afronta. Inveja, descaso e distanciamento serão algumas consequências de nossa aprimoramento intelectual.
Sei que pareço pessimista ao dizer tais palavras, pois ninguém [em sua perfeita saúde mental] quer ser tachado como diferente, estranho ou incapaz de manter alguma amizade. Não quero causar esta impressão com este texto, então vai aí uma sentença, ou melhor, observação: ter senso crítico sobre o mundo em sua volta será a melhor coisa que você poderá obter em sua vida.
Parece um paradoxo, mas é verdade. A capacidade de se destacar das opiniões subjetivas alheias, com uma pequena dose de embasamento para uma crítica construída, é uma das melhores ferramentas para se constituir um indivíduo. Não deixe de estudar, pesquisar ou se interessar em conhecimento por causa de terceiros. Amizades sempre brotarão e as amizades valiosas não acabarão com o conhecimento. Se alguém afastar-se de ti, ou desdenhar de sua massa cinzenta, apenas por tua inteligência, ignore, pois este tem uma inutilidade vigente e não vale a pena manter relações com este indivíduo. Para acabar, apenas quero lembrar que falo de aprimoramento de conhecimento, pesquisa, senso crítico... Mas não apóio a arrogância! Seja inteligente, mas não se autopromova!

Nenhum comentário:

Postar um comentário