Páginas

domingo, 14 de agosto de 2011

A facilidade de incitar as massas

020110405194557 Hoje é dia dos pais. O post não é referente à data, porém, como não posso me esquecer de honrar este dia, que me tem um amplo significado, deixarei, ao final do post, algum vídeo em homenagem!
Pois bem, quero hoje debater um pouquinho este assunto que não tem saído da minha cabeça nos últimos dias: a facilidade de incitar massas! Como é fácil conseguir uma compaixão, uma popularidade, uma manipulação; Ilustrarei melhor...
Na última quarta-feira, eu voltava para casa, da minha escola, de ônibus [faço duas viagens, com ônibus distintos], quando, em cada ônibus, um sujeito diferente apareceu. Os dois sujeitos tinham uma coisa em comum: chegavam ao ônibus para esmolar.
Não que eu não me importe com necessitados, mas era visível a malandragem dos tais sujeitos. Os dois tinham praticamente o mesmo discurso, onde falavam o estereótipo mais utilizado por esmoleiros. Diziam que eram de cidades do interior do Brasil, tinham chegado ao Rio para tentar a sorte na cidade grande e haviam sido assaltados, precisando de uma ajuda para se manterem e melhorarem a situação.
O mais engraçado é que nos, dois ônibus, os dois sujeitos distintos usavam da mesma falácia. O pior de tudo é que os passageiros se compadeciam e davam dinheiro [notas grandes, às vezes] para os tais.
Quando vi a cena, deduzi... Atualmente, é muito fácil se passar por sofrido, manipular as massas, ganhar à custa da inocência – ignorância – alheia. Lembrei também que, para além da situação do ônibus, em muitas outras circunstâncias e outros lugares, vejo o mesmo ocorrendo.
É cada vez mais constante ver pessoas fingindo necessidade, sofrimento ou inocência para obter algum lucro. As mesmas pessoas vão se acomodando na mesma vida inútil, em cima dos mesmos ignorantes que os ajudam.
Não sei se esta é uma situação que ocorre apenas na minha cidade [a do ônibus]... Mas sei que muitas pessoas em nossa volta tentam nos fazer de trouxas, ganhando sempre algum lucro em cima de nosso esforço.
Antes de despedir-me, tenho que pontuar: Não seja marionete de ninguém! Perceba quem te dá voltas, quem se aproveita da sua boa vontade... Ajudar é certo, porém não seja idiota.
Pronto, agora sim... Tchau gente! Fiquem com este vídeo em homenagem aos papais!

2 comentários:

  1. Eu ja to cansado disso, pessoas que pedem dinheiro. Se tiver vendendo alguma coisa eu ate compreendo.
    Um dia eu estava no onibus e um cara entrou dizendo que tava passando necessidades e tals e que tinha pagado a passagem do onibus,o que e verdade, e que precisava de dinheiro pelo menos para cobrir a passagem, ganhou 1 real a mais,totalizando R$:2,25, e saiu xingando o pessoal do onibus por receber so um real de lucro. '-'

    ResponderExcluir
  2. Também acho que existem inúmeras alternativas para melhorar as condições, melhores do que as medidas dos tais pedintes...
    Obrigado por comentar, The Rock, volte sempre!

    ResponderExcluir