Páginas

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Gentalha, gentalha

quico2Não, este não é um post em homenagem ao seriado mais Cult já passado na televisão brasileira. Só usei a expressão mítica de Quico para ilustrar o tema do post; que, por sinal, fala exatamente de gentalhas que nos rodeiam, influenciam e modificam.
Chamo de gentalha todo e qualquer grupinho ou panelinha um tanto autocrática que exerce um tipo de poder sobre seus “adeptos” e dita exatamente tudo que esses devem fazer. A gentalha não se conforma com gente que não a obedeça, pois ela é um tipo de governo que não admite ceder o controle.
Estes grupinhos se formam e ganham integrantes facilmente, pois estes acham, nos grupos, uma oportunidade de serem ouvidos, de terem amigos, de terem companhia. Então, os adeptos destas autocracias fazem de tudo para continuar e conquistar o seu grupo, esquecendo suas opiniões, seus conceitos, suas ideologias; e embarcando em um emaranhado de opções que só se manifesta mediante o abandono da personalidade.
O indivíduo que têm senso crítico, não se conforma com o que está errado e não se mostra um ativista hipócrita nas comunidades em que vive, será sempre rechaçado de qualquer grupinho, abandonado pelas massas e dito como diferente, como exceção, por não admitir ser apenas uma marionete a mais nesse mundão de bom Deus.
Além desse sistema torpe criado com os grupinhos, com essa verdadeira gentalha, existe também um outro problema que ocorre, desta vez com os próprios integrantes das gentalhas: a impossibilidade de adequação com outros indivíduos.
Quem é líder ou é atuante em seu grupinho não conseguirá êxito em quaisquer atividades feitas com pessoas que não sejam participantes de sua gente. Não haverá identificação e estes irão aprender tarde demais com os erros que cometeram ao fazer parte de grupinhos.
Para além de apenas criticar e criticar, acho que devemos respeitar o coletivismo, as regras de comunidade, o convívio e a amizade. É verdade que qualquer pessoa, que começa a conviver em determinado lugar, cria vínculos mais fortes com um grupo menor e faz deste um rol de amigos. Não sou contra isso, muito pelo contrário... Somos seres sociais!
A ideia deste post é criticar os grupinhos mais autocráticos – aqueles que não aceitam quaisquer opiniões alheias e são totalmente autossuficientes – e ressaltar que devemos ter nossos ideais, nossas opiniões e nossas ideologias. Uma gentalha não pode nos influenciar a tal ponto que nos torne fantoches de seu uso gratuito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário