Páginas

domingo, 13 de maio de 2012

Alguns motivos para não se comemorar o dia das mães

Fazem hoje exatamente treze dias que não faço uma postagem por aqui. Pra não usar mais que um parágrafo para explicar o porquê de minha ausência, digo apenas uma coisa: Parmênides não me deixou postar nada. Se algum leitor quiser entender melhor o que Parmênides tem a ver com minha ausência, és livre para me perguntar no facebook, ou no twitter... Ou de quaisquer forma possíveis. Use a criatividade!

Calhou de no dia que volto à minha vida, ser um dos dias mais importantes que conheço em nosso calendário, o dia das nossas progenitoras. É difícil fazer um post em relação ao assunto sem ter uma dose de clichê e de chatice. Não que os clichês sejam ruins, afinal são um dos melhores clichês feriadescos. Acho bem piores os clichês para o dia da consciência negra, ou para o dia das crianças.

presente-mensagens-dia-das-maesPois bem. Neste blog, outrora eu já fiz um post sobre o feriado, absurdamente carregado de clichês e de frases feitas. Hoje não quero fazer isso. A ideia que tive para comemorar este dia com vocês, escrevendo este post, é a de mostrar alguns motivos para não se comemorar o dia das mães. É isso mesmo. Não me interpretem grosseiramente. Eu comemoro o dia das mães, acho minha mãe uma das pessoas mais geniais que esse mundo já conheceu ou poderá conhecer, mas quero desconstruir o sentido de alguns dos motivos mais usados para comemorar o dia das mães. Então, farei uma lista.

1º - Não comemore o dia das mães porque ela é sua mãe

Há motivo mais evidente para se comemorar o dia das mães do que este? Vejo diversos filhos entregando seus presentes, declamando uma meia dúzia de frases tocantes do tipo “você sonhou comigo, me criou, me gerou”... e blá blá blás carregados de bombons e corações de pelúcia. Entenda que é óbvio que você comemora o dia feito para sua mãe, mas você não comemora pelo fato dela ser sua mãe. Um feriado de tal relevância não poderia ter um motivo tão banal.

2º - Não comemore o dia das mães porque você não consegue viver sem ela

Pior que o primeiro motivo, é esse. Haja falta de criatividade e amor. Detalhe que este é ainda mais usado. Hoje, milhões de filhos na face da terra usarão esse motivo para comemorar o dia das mães, dizendo para suas progenitoras frases como “mãe, não imagino como seria minha vida sem você”. E são justamente esses que normalmente pedem seus “momentos de privacidade”, seus “espaços”, que discutem com suas mães porque elas abrem suas mochilas ou conferem seus perfis em redes sociais. Também não imagino minha vida sem minha mãe. Não sei como conseguiria estudar e ainda fazer minha comida, passar e lavar minha roupa! Você não comemora o dia reservado à sua mãe porque ela é um “presente de Deus” feito para resolver seus problemas.

3º - Não comemore o dia das mães porque ela é sua amiga para todas as horas

Esse é o último motivo que vou abordar. Quantas vezes vejo gente comemorando o dia das suas progenitoras e as referindo como as “suas primeiras amigas da vida”, “que sempre podem contar”, que “sempre podem confidenciar tudo”. Há algo mais hipócrita? Não quero generalizar, mas grande parte das pessoas, normais, NÃO CONTAM TUDO QUE FAZEM à sua mãe. Normalmente, temos como confidentes alguns amigos. Não vamos ser patéticos de inventar essas mentirinhas clichês, pois nossas próprias mães sabem que não somos ABSOLUTAMENTE confidentes delas.

Você pode questionar todos esses motivos, achar que eu exagerei, ou mesmo se questionar sobre qual é realmente o motivo que eu acho ideal para se comemorar o dia das mães. Simplesmente, acho que não há este motivo. O dia das mães não é um dia para ser reservado para comemorar o fato de você ter sua mãe e todos os seus feitos maravilhosos, é bem mais que isso. O dia das mães é um dia para pensar. Pensar no quanto deixamos de valorizar nossas progenitoras como elas merecem, nos outros 364 dias, 365 em anos bissextos.

O dia das mães é para pensarmos em nossa relação com elas. Não é para valorizarmos elas porque elas nos geraram, ou porque elas nos ajudam, ou porque elas são nossas amigas, mas simplesmente para admirarmos a vida delas. Pense em um aniversário. Você já viu um convidado chegar ao aniversariante e dizer “te desejo um feliz aniversário, porque você me ajuda sempre, porque você fez tal e tal coisa para mim”. A lógica do dia das mães é a mesma do aniversário, é também a de comemorar o fato de tal pessoa existir, e dessa existência completar a sua vida.

Posso dizer que minha vida, o que eu aprendi, o que eu sou, só tem sentido pela colaboração de minha mãe. Posso dizer que não vou concordar com tudo que ela diga, que não vou confidenciar tudo que faço a ela... mas que é ela a minha melhor amiga, no sentido de que nunca desconfiarei de seu amor por mim. Posso ter essa segurança, porque foi ela que me pegou nos braços, que me viu dar meu primeiro passo e falar minha primeira palavra. É ela que teme pelos perigos que posso correr e que fica feliz com meu sorriso, sem nenhuma hipocrisia. Tá, usei frases clichês, mas nem foram tantas.

2 comentários:

  1. Engraçada essa atitude de comemorar o que uma pessoa pessoa faz por você, no dia dela. Nunca havia pensado nesse sentido, mas concordei com quase tudo que você disse aí.
    Feliz dia das mães :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensei realmente na desconstrução do que chamo de clichês, que também podem ser chamados de estigmas, ou paradigmas.

      Obrigado pelo comentário, Lolly!
      Bjs e Abçs

      Excluir