Páginas

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Tragédia em Realengo

Hoje, dia 07/04/2011, uma tragédia aconteceu na cidade do Rio de Janeiro. Tragédia tal que espantou uma população e trouxe um sentimento de tristeza à comunidade. Em Realengo, bairro da zona norte da cidade, um ex-estudante de uma escola municipal, foi ao local e despejou tiros, matando onze crianças, deixando muitas feridas e se matando. As autoridades, após perícias e investigações, constataram que o menino sofria de bullying e maus tratos enquanto estudante.
Pois é, pessoal, nesse clima de tristeza e questionamento, quero trazer à tona um tema para discutir brevemente enste post. Não quero falar de bullying ou maus tratos, pois não quero defender a desumanidade cometida pelo tal ex-estudante. Um tema muito mais abrangente e melhor para se discutir, tendo total relação ao acontecido é a vida em sociedade. É! Há tempos que começo meus textos com "vivemos em sociedade..." e nunca debatendo este tema... Pois vamos lá então!
Vivemos em sociedade, uma sociedade que nos impulsiona a criar métodos e estratégias para conviver, viver e sobreviver em seu meio. Esta sociedade impõe deveres, regras, valores, culturas e instintos a nós, seus integrantes. O problema desta sociedade é que, mesmo com toda a abrangência cultural que ela nos oferece, existe um pecado - cada vez mais real - que assola, cada vez mais, a estabilidade e o funcionamento dela, que é a diminuição das relações afetivas. Como todos devemos saber, a primeira sociedade em que vivemos é a nossa família, a segunda, normalmente, é a nossa escola e, daí por diante, estamos "treinados" para conviver em quaisquer sociedades existentes, ou "sub-sociedades".
Para haver um corrompimento ou quebra do "treinamento adequado" para viver nas tais, deve-se apenas haver instabilidades nas primeiras sociedades conhecidas. Antigamente, a família era vista com orgulho e famílias tinham um significado muito mais valoroso que o que há atualmente. Hoje em dia, a família parece mais uma empresa, onde os pais trabalham, a tv ou a internet é a principal educadora dos filhos, os divórcios são mais constantes e o relacionamento entre os integrantes é mais robótico e auto-programado.
Se não bastasse o problema familiar que encontra-se facilmente hoje, ainda existe o problema na segunda sociedade. A escola, que já foi o melhor lugar para educar os filhos, torna-se um lugar que adere mais ao modo de vida globalizado atual, que fere com principios sociais de amizade ou relações. Além disso, o bullying é crescente, os trabalhos manuais e colaborativos são cada vez mais raros e os alunos não têm mais intimidade suficiente com seus professores, tendo outra relação robótica e auto-programada.
Quando as sociedades principais responsáveis pela educação social dos cidadãos são falhas e decadentes, é mais fácil vermos casos como o que aconteceu hoje. Sei que essa não é a única justificativa para o tal episódio, mas acho que consertando o que há de errado, faremos melhor do que esta cumplicidade calada que fazemos hoje.


Ass.: @lgr2k9

3 comentários:

  1. Parabéns pelo texto, é uma verdade! A sociedade muda muito e falta muito tempo, talvez se as pessoas ficassem mais atentas as pessoas a sua volta muitas coisas não evoluiriam e provavelmente trajédias como assassinatos ou até suicidios ocorreriam menos.

    ResponderExcluir
  2. TRISTE... PARO P/ PENSAR APENAS NO SEGUINTE: GENTE, QUAL É O PREÇO DE UMA ATITUDE? BOA OU MÁ, UMA ATITUDE TEM UM PREÇO SEM IGUAL, QUE MUITAS VEZES SÓ VEMOS QUANDO É PAGO, ... WAGNER MONTES, EM SEU PROGRAMA, CHOCADO E TENTANDO CONSOLAR DE ALGUMA FORMA O ESPECTADOR, DISSE Q TRAGÉDIAS ASSIM NAO PODEM SER PREVISTAS...
    CONCORDO, MAS PODEM SER PREVENIDAS, COM PEQUENAS ATITUDES BOAS, QUE DEPENDEM DA SUA FORÇA DE VONTADE EM FAZER ALGO BOM PARA ALGUÉM ALÉM DE VC MSM... QUAL FOI A ÚLTIMA VEZ Q VC DEU UM BOM DIA PARA ALGUÉM POR QUAM PASSOU NA RUA OU MSM P/ SEU VIZINHO? QUANDO VC DISSE "EU TE AMO" PARA OS SEUS PAIS? JÁ AGRADECEU ALGUMA VEZ UM VENDEDOR PELOS SEUS SERVIÇOS, MSM SENDO OBRIGAÇAO DELE ATENDER BEM? QUANDO FOI Q CEDESTE LUGAR P/ ALGUÉM NECESSITADO, UM IDOSO, MULHER COM CRIANÇA DE COLO? ISSO PODE PARECER DEMAGOGIA, MAS SÃO CERTAS ATITUDES QUE, SE FEITAS, TORNAM O MUNDO UM LUGAR MUITO MELHOR... COMO O SÁBIO DAS RUAS DISSE: "GENTILEZA GERA GENTILEZA"!!!

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto, as pessoas sempre tentam achar a solução depois que tragedias acontecem e é isso que está errado.
    Não quero ficar do lado do devido assassino, pelo contrário.. ele tinha uma mente psicopata...
    Eu sofri bullying quando criança/adolescente . E quem sofre bullying tem sim um pensamento "vingativo". Porém eu tive/tenho uma familia que seria o ideal para os dias de hoje, uma familia presente, que conversa, que tenta chegar em alguma solução.

    Infelizmente no mundo de hoje, os pais deixam para os filhos apredenrem os principios na escola,
    lugar onde acontece todos os tipos de preconceito e forma o carater do ser humano.

    Eu aprendi que educação vem de casa. E infelizmente os pais de hoje ignoram esse ensinamento e deixa com que o mundo tome conta dos seus filhos. ( enfim falei de mais) u.u

    ResponderExcluir