Páginas

quinta-feira, 9 de junho de 2011

A falta das músicas clássicas

Quem são os criadores dos novos desenhos animados? Aqueles desenhos da cartoon network ou da nickelodeon, quem os cria? Vamos lá, quero uma lista dos nomes dos criadores para internar cada um! Por quê? Porque quem são estes caras para pensarem que podem tirar as músicas clássicas dos desenhos para trocar por qualquer base de acorde com quinta em pedaleira fodinha? (músicos entenderão...)
Eu nasci em 1995, cresci vendo desenhos animados como Tom e Jerry, Pernalonga, Pica-Pau e Papaléguas... e hoje posso dizer que sei o que é Bach ou Beethoven sem nunca ter ouvido um disco deles... Posso dizer também que nunca tentarei criar uma ponte em um abismo ou disputar corrida de cavalos com um cavalo que bate palmas, mas posso dizer que aprendi valores sociais com os desenhos e que, hoje, grande parte do meu acervo cultural e de minhas pesquisas é fruto do que eu via, frente à televisão, até meus... 11 e 12 anos.
Hoje, quando passo de canal, vejo desenhos apelativos, sem graça, mecânicos... Os desenhos não têm nem mais piada em seus roteiros, hoje os desenhos para crianças um pouco maiores seguem a linha dos longas-metragens de ação e aventura, sempre com tiros, morte, capítulos longos e... A ausência de música clássica! O título do post não foi apenas pra chamar atenção... Acho realmente que o maior problema dos novos cartoons é a falta de música clássica! Quando eu via aquela fuga do Jerry ao fundo de “Quinta Sinfonia”, meus olhos vibravam, ao lado de meu cheetos e meu suquinho kapo! Aquilo sim era emoção... Para provar que não sou apenas eu – adolescente – que não vibro com esses desenhos novos, vou contar um exemplo disso.
Tenho dois primos – de 12 anos cada – e, desde seus 8 anos, ficava com eles – maior parte das vezes obrigado – jogando, vendo TV e tal... O fim da minha época televisiva e o início da deles foi marcada por essa transição ridícula das temáticas dos cartoons. Até hoje, desde os seus 10 anos – quando eles se cansaram desses clichês – nunca mais os vi na frente de uma TV passando desenhos animados. Eles preferem ver American Pie – que tem uma trilha sonora melhor. Se eles passassem pela minha “época” onde a música clássica era constante, eles estariam vidrados na TV!
O meu desejo é que as músicas clássicas voltem e as temáticas dos desenhos sejam mais referentes ao seu público-alvo. Gente, faixa-etária existe!


Ass.: @lgr2k9

5 comentários:

  1. Acho que o que mais chamava atenção nos desenhos antigos era mesmo a música clássica, pois este tipo de música transmite sensações quando são escutadas, sente-se o que quer passar com ela, diferentemente da resto das músicas atuais. Pelo menos é a minha opinião.

    ResponderExcluir
  2. concordo, mas acho que seus primos preferiamamerican pie nao pela trilha sonora.Nao que eu esteja falando mal deles, mas hoje a unica coisa que passa na TV brasileira sao os comerciais com mulheres semi nuas e novelas que de certa forma até ensinam a fazer "maldades" como diria um parente meu.

    ResponderExcluir
  3. acho q tah massa como tah... se eu fosse criar um desenho hj nao colocaria musica classica...

    ResponderExcluir
  4. Eu pensava nisso tristemente, enquanto via os desenhos atuais. Eu nasci há muito tempo, minha filha, em 1989. Eu sempre gostei dos desenhos da minha época, Tom e Jerry principalmente. O que me chamava mais atenção, era a harmonia das cenas com as notas musicais. Uma perseguição tinha uma valsa de Chopin, um episódio com a Rapsódia de Liszt ou outro com a abertura da Ópera "O morcego". Na adolescência pesquisei e acabei conhecendo as obras e seus compositores. Não sei se os desenhos com músicas clássicas me fizeram uma pessoa melhor, mas fiquei mais exigente, tanto com as histórias, quanto com as trilhas sonoras. E essa exigência com músicas, não me deixa engolir certos "barulhos" que hoje chamam de música, e é empurrado sem piedade a quem não tem referências, e aceita sem pensar muito. Inteligente teu texto, quase surpreendente!

    ResponderExcluir
  5. Deise, que bom que concordaste com a temática. Pequenas coisas como essa sempre são discutidas, porém nunca abordadas em blogs.

    ResponderExcluir