Páginas

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Cordialidade

Diga “me dá licença?”, quando você quiser passar; Peça ”por favor,” quando quiser algo; Diga “obrigado” quando receber alguma coisa de alguém; Acene e dê saudações às pessoas próximas, principalmente os conhecidos. Essas eram umas das ordenanças que nossos pais – em sua totalidade como acredito eu – nos davam em nossa infância. Acredito que muita gente passou pela fase em que aprendia tais gestos e, quando se esquecia de fazê-los, eram advertidos pela chefia, até aprender.
nervoso_brigando_com_filhoEra nesta época que aprendíamos o que é ser cordial, ter respeito e ser bem-educado; porém, com o passar dos tempos, com a idade, as responsabilidades, a pressão, a falta de tempo e muitos outros fatores que interferiram em nossa nova vida, muitos de nós perdemos este bem e deixamos de nos importar com aquelas ordenanças na infância.
Falo isso porque realmente percebo que o respeito tem se esvaído facilmente do cotidiano. Não é mais natural presenciar pessoas agradecerem por agrados, pedirem favores com aquela expressãozinha característica […] ou mesmo cumprimentarem pessoas próximas. Não me lembro da última vez que vi, pela manhã, no jornaleiro ou na padaria, alguém comprar seu jornal ou pão e dar um bom dia ou agradecer pela compra.
Parece que nossa vida tem se tornado tão automática que tornamos as pessoas meras serviçais, meras peças de nosso destino, sem importância própria. Pessoas não têm tido respeito e cordialidade com outras pelo simples fato de não verem importância em gastar algum tempo para o próximo. Temos nos tornado superficiais e individualistas e isso preocupa.
arrogânciaSe nossos papais vissem como não aprendemos bem aquelas lições de casa... Ah, eles não iriam gostar realmente. Precisamos pensar um pouquinho menos em nosso bem, em nosso lucro, em nossa vida; e prestar atenção às pessoas em nossa volta. Não peço para quem lê este post fazer grandes revoluções ou manifestos, eu só peço para aqueles que não têm a prática diária, começarem a tomar estas atitudes:
- “Peça licença” quando você quiser passar/atravessar por um lugar tumultuado
- Peça “por favor” quando pedir algo a quaisquer pessoas, mesmo que seja simples e singelo
- Agradeça por qualquer atitude correta que alguém faça por você, ou mesmo por qualquer presente que alguém der a você, mesmo que seja o mais simples
- Dê um “bom dia” ou um “olá, tudo bem?” para qualquer pessoa que estiver próxima de você, seja conhecida ou não.
Leram? Perceberam como é fácil? Façam e se surpreendam. Aprendam a valorizar o próximo com pequenas atitudes, a ser cordial e respeitoso, a fazer desse mundinho, perdido em um grande labirinto feito por seu criador, um mundo melhor!
Vou deixar a abertura de um desenho de minha pré-adolêscência que exemplifica muito bem a educação e a cordialidade.
Olá Arnold!

2 comentários:

  1. Honestamente, não quero me gabar.. mas aprendi direitinho como ser cordial com as pessoas a minha volta. Por mais qu eelas não respondam, eu dou bom dia/ boa tarde/ boa noite, aceno com a cabeça para pessoas que passam ao longe, dou um sorriso como gesto de agradecimento. PORÉM, tem muita gente que de fato esqueceu isso e acaba passando a impressão de que são amarguradas de mais para desejar um otimo dia ou falar palavrinha mágicas, enfim...
    Obrigada pleo post, quem sabe assim algumas pessoas repensam em como é necessário ter boas maneiras.

    Otimo post, como sempre.
    beijos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo "como sempre"...
    Meio exagerado, pois não sou lá um bom escritor... rs
    Volte sempre, minha amiguinha blogueira, e comente quando desejar!

    ResponderExcluir