Páginas

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Amigos, amigos… Opiniões à parte

Por experiência própria, sei como é normal ter vontade de agradar. Talvez não possa generalizar, pois sempre tem um ou outro individualista nato, mas na maioria das vezes, gostamos de agradar nossos amigos. Quando estamos com eles por perto, não queremos demonstrar tristeza, mesmo se no momento estamos desolados, não gostamos de falar de assuntos que despertem a raiva destes. Queremos acima de tudo o conforto, então não provocamos momentos indesejáveis.

Esse altruísmo é normal, além de necessário, e é um traço comum entre as amizades. O problema é quando há pessoas – e isso acontece – que confundem o altruísmo com a falta de senso crítico e personalidade. Talvez por insegurança, medo de perder suas amizades, há pessoas que não dão suas opiniões sobre nada que seus amigos falam. Apenas concordam com os tais, ou tentam.

Há também aqueles que ouvem os pontos de vistas dos amigos e tomam para si, por completo, sem filtragem, o que fora dito. E, por fim, há um terceiro e último perfil, o daqueles que, na discussão, apresentam seus pontos de vista e, no primeiro embate, mudam de opinião e apoiam o que for falado por seus amigos.bajuladorPois bem, deixemos claro que amizade não é bajulação. Como qualquer relação, amizade tem como base a aceitação. Eu não sou seu amigo porque você concorda com tudo que eu diga, sou porque aceito seu modo de pensar. Como ninguém é perfeitamente idêntico, todos diferimos uns dos outros em diversos aspectos. E essa distinção, essa diferença entre nós, que tem graça.

Não seria legal se todos pensassem, falassem, comessem, se vestissem, cantassem, pulassem ou gritassem da mesma forma. Cada pessoa é única, cada um com seus defeitos, suas qualidades, sua personalidade, seu caráter. Tudo diferente, tudo bem distinto. É normal que amemos alguém, que valorizemos a amizade de alguém, mas não podemos anular nossos pontos de vista, nossa maneira de pensar, nossa crítica, por causa de uma amizade.

Não devemos pensar que se dermos nossa opinião, perderemos nossos amigos, pois amigo de verdade é aquele que nos aceita, não aquele que nos quer massageando ego. Não seja besta de dar valor a pessoas que não te aceitam como você é, ou melhor, como você pensa. Seja feliz com sua personalidade, com seu senso crítico... E com amigos que respeitem você.

2 comentários:

  1. Como dizem: é preciso respeitar para ser respeitado. A diferença de opiniões é que mantém a sociedade, transforma paradigmas, implementa mudanças...

    ResponderExcluir
  2. Cris, obrigado por comentar.
    Concordo. A sociedade é feita por unidade, não por unicidade.

    ResponderExcluir