Páginas

domingo, 17 de abril de 2011

Sociedade Ditatorial #3 - A Ditadura do Comportamento

Vivemos em sociedade e, por causa disso, devemos seguir regras e imposições feitas pela tal. Seguimos padrões para nos relacionarmos, sobrevivermos e evoluirmos. Esses padrões – na maioria das vezes – são bases para podermos conviver e nos manter como cidadãos que somos. O problema é quando são criados padrões que nos tornam escravos destes e nos privam de poder manifestar nosso jeito e nossa forma única de ser. Os padrões desvirtuados e errados são cada vez mais empregados em nós, simples cidadãos. Devemos tomar cuidado para não nos influenciarmos ou seguirmos certas “regras” que nos proibirão de ser quem nós realmente somos.
Antes de continuar, quero novamente lembrar, que, nesta saga, não quero falar de influências, porém apenas de ditaduras, que são coisas bem diferentes, pois influências nos guiam e ditaduras, nos obrigam.
A ditadura do comportamento, então, seria todos os esforços que a sociedade ou elementos desta fazem para nos manipularem e decidirem o que poderemos fazer, em quais circunstâncias e em que lugares. Então qualquer imposição de falsa autoridade sobre nós pode ser considerada ditadura. Se um professor manda você se calar em uma prova, ele não faz mais do que o papel dele como professor, pois naquele lugar e naquelas circunstâncias, ele tem a autoridade imposta sobre si para tomar aquela atitude. Não é sobre isso que quero falar... Um exemplo de ditadura do comportamento sendo imposta seria se na mesma escola do professor do último exemplo houvesse uma viagem a um museu. Nesta viagem, imagine que, só se poderia ir quem ouvisse rock alternativo, gostasse de futebol e tivesse chinelos vermelhos.
O exemplo foi meio nonsense, mas serve apenas para você perceber que ditadura do comportamento se caracteriza por filtrar as pessoas segundo padrões fulos e inúteis para excluir outras. Atualmente, esta ditadura é muito imposta, em locais de trabalho, escolas, famílias e quaisquer outras “subsociedades”. Pessoas só aceitam outras em seus grupos, se for identificados gostos iguais, estilo de fala e pensamento iguais, ou até roupas iguais. Se aproximar de alguém por identificação não é pecado, mas, excluir tudo e todos que não obtiverem seu jeito de viver como fator principal em suas vidas, é uma atitude ditatorial, que só irá prejudicar o autor desta “eugenia qualificada”.
Só peço para você, caro leitor dotado de sapiência, não seguir certos padrões de ingresso em “grupos sociais”, pois seu jeito de ser ou de se comportar deve ser protegido de ditadores babacas que acham que o mundo deve ser governado por suas opiniões e gostos. E se você já fez esta “eugenia” com alguém à sua volta, volte atrás, peça desculpas e não tome isso adiante, pois, no fim das contas, você poderá perceber que pessoas não são coisas, que podem ser caracterizadas ou catalogadas segundo nossas opiniões e que relacionamentos se baseiam em aceitações e, não, em domínios e exclusões.




Ass.: @lgr2k9


5 comentários:

  1. Muito bom seu texto! Realmente seguir padrões esdruxulos não tem nada a ver, e certos grupos e castas querem padronizar as pessoas o que é uma coisa terrível!
    Parabens pelo texto!


    Aparece no meu blog pra conhecer!

    ResponderExcluir
  2. Tudo ficou muito rotulado e padronizado demais.

    ResponderExcluir
  3. huAHUAuhaUHAhuaHUAhuauHHUhuaAHUhuaHUhuaHUhuaHUAhuHUAhuaHUAhuaUAhuaUHAhuaHUHU

    mano, na boa...
    vc ñ tem idéia do q vc escreveu né??? pode falar a verdade...
    vc só quis parecer inteligente...

    se vc soubesse o TANTO d asneira q vc escreveu ai... sua mãe ia ter vegonha d vc...
    aHUHUAuhaHUAhuaHUAhuhua

    estuda o MINIMO sobre sociologia, ou qualquer tipo d interação social do ser humano antes d sair escrevendo textos pseudo-revolucionários sobre como a sociedade nos guia.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. ** resposta do admin **
    ** resposta: gabriel.wylde e seu bucha anônimo **

    Sériamente, acho que vocês acham que eu brinco de fazer blog... só pode! Primeiro, o "gabriel.wylde" disse que falei asneira atrás de asneira e que nunca estudei sociologia... Só quero dizer que, ele que pode estar querendo ser poser, pois para criar este post, estudei bioética, eugenismo e exologia...
    Quero que ele saiba que não uso uma linguagem muito metódica ou pragmática, apenas para traduzir teorias para qualquer pessoa que possa estar lendo este blog...
    e para o comentário logo depois, só digo que foi apenas um bucha qualquer que nem leu o post e viu o último comentário..


    Como sempre digo, nunca julguem sem saber!

    ResponderExcluir
  5. POW, ÓTIMO POST, ÓTIMA SAGA, ATÉ SUPERANDO A 1º...

    PENA Q AINDA EXISTEM IDIOTAS Q SE FAZENDO DE TROLLS MALDITOS ESPALHADOS PELA INTERNET, TIPO ESSES 2 AEW , TAL DE GAYBRIEL.WYLDE E O BABACA ANONIMO (UM MARIA-VAI-COM-AS-OUTRAS Q NEM TEM CORAGEM DE DAR A CARA A TAPA!!) Q NUM ENTENDEM ABSOLUTAMENTE NADA DE BLOG E VEM QUERER BOTAR BANCA NUM DOS MELHORES (É SÉRIO, SOU INTERNAUTA ASSÍDUO E VISITO MTOS) BLOGS DE TEXTO Q VC PODE ENCONTRAR NA LÍNGUA PORTUGUESA ... AI, AI, LAVADA A ALMA, O ASSUNTO COMPORTAMENTO É SEMPRE COMPLEXO, POIS TENDENCIAMOS A COPIAR AQUILO QUE CONSIDERAMOS MAIS ÉTICO OU CORRETO À NOSSA NATUREZA, OU ÀS VEZES, NEM TANTO ASSIM, MAS O PROBLEMA SURGE QUANDO ALGUM PADRÃO COMPORTAMENTAL É IMPOSTO POR ALGUÉM OU ALGO, COMO PRESSUPOSTO E CONDIÇÃO DE EXISTÊNCIA, EXEMPLO, VC Q TORCE PRA ALGUM TIME DE FUTEBOL NAO PODE, DENTRO DE SEU GRUPO, RECONHECER BONS JOGADORES DO TIME ADVERSÁRIO, COM RISCO DE PUNIÇÃO DESSE GRUPO, E NÃO SÓ ISSO, EM TODOS OS ASPECTOS DA SOCIEDADE, DESDE O MAIS SIMPLES, AO MAIS COMPLEXO, DENOTANDO UMA FALTA DE RESPEITO COM A PLURALIDADE E A DIVERSIDADE DO PENSAMENTO HUMANO, UMA RESISTÊNCIA AO QUE É DIFERENTE ... BOM, QUANTO A ISSO, APENAS O DEBATE E A TROCA DE IDEIAS RESOLVERÁ O ASSUNTO, ASSIM COMO A CONSCIENTIZAÇÃO E O ABANDONO DE VELHOS PRECONCEITOS E DISCRIMINAÇÕES, SEGUIDO DE UMA FORMAÇÃO CRÍTICA DA OPINIÃO ...
    BOM, É ISSO Q EU ACHO, E SOBRE OS INCONVENIENTES ACIMA, PASSEM LONGE DA MINHA CONEXÃO, METO-LHES A P..., SEUS TROLLS FILHOS DA P....!!!!

    ResponderExcluir