Páginas

sábado, 20 de agosto de 2011

O Preconceito contra a Cultura Erudita

Já não é segredo que a cultura, em geral, apreendida pelo público é bastante diversificada e os gostos também. Cada um tem seu conhecimento e, com as possibilidades de pesquisar, é possível aprofundar-se e formar um senso crítico e conhecimento sobre determinados assuntos. Uns se interessam por música punk, outros por pop art, alguns até se interessam por livros contemporâneos... Cada um pode definir o conhecimento que quer apreender e o que não quer.
Tudo que disse até agora é notável. Precisamos também respeitar os gostos alheios... Mesmo que certos indivíduos curtam ouvir bandas coloridas, comer alcassus em frente à TV, vendo Ben 10... Temos que respeitar! Para além de menções aos coloridos, quero realmente é saber [e agora chegamos ao tema do post] o porquê de tanto preconceito contra a cultura erudita, contra as músicas clássicas, a literatura clássica, a arte clássica!
Quando eu ouço Green Day, as pessoas curtem, mas é só eu colocar Elvis, Lennon, Jimi, Sinatra, Chico Buarque ou qualquer clássico, que as pessoas já reclamam, sempre sem embasamento nenhum, recorrendo à ignorante opinião de que “o que é clássico é bom só para sabermos que existe, mas não tem graça ouvir, ver, ler...”
charles-chaplin Já cansei de ouvir gente dizendo que Beethoven é bom de ouvir apenas para relaxar a mente, que Chaplin só serve para estudar sociologia e que John Lennon só é bom para copiar as traduções das letras e colocar em perfis no Orkut. É esta geração “anti-censura”, que preza pela liberdade de expressão? Preza realmente pelo que lhe é interesse! Condena a cultura erudita. O pior é que as condenações são dadas sem nenhuma pesquisa, nenhum conhecimento prévio ou base, apenas puro preconceito!
chopin2-792611 Eu não quero me ater a condenar as músicas atuais ou os filmes atuais [que tem me desanimado, com a qualidade dos roteiros] ou os livros atuais ou quaisquer contemporaneidades que existam, pois também curto muito da arte contemporânea. A diferença, que tem que ser levada em conta, é que se não gostamos, ou não conhecemos, não debatemos! Como pode um judeu querer debater sobre o preço da carne do porco?
Sem mais delongas, vou terminando o post... Vou deixar um vídeo aqui com alguma música erudita, das boas!
Ps.: Nunca condena o desconhecido.
Ps2.: Veja os filmes do Ford Coppola, Charles Chaplin e Bernardo Bertolucci!

Nenhum comentário:

Postar um comentário